O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Chineses

A China é um país digno de nota. E motivos que justifiquem isso não faltam. E estranho seria não mencionarmos seu grande número de habitantes: pouco mais de 1,4 bilhões de pessoas, facilmente ocupando a primeira posição na lista de países mais populosos do mundo.

Para se ter noção do que esse número representa, saiba que os Estados Unidos contam com cerca de 331 milhões de habitantes e o Brasil, cerca de 212,5 milhões. É, a população chinesa sem dúvida é expressiva.

A China impressiona, ainda, pela grande quantidade e variedade de produtos fabricados. E se engana quem pensa que o made in China aparece apenas em peças de vestuário e pequenos objetos do lar. O país é responsável por fabricar diversas peças que compõem aparelhos telefônicos, além de máquinas utilizadas em extração de petróleo, por exemplo!

E em 2020, com a crise sanitária mundial, o mundo pôde de fato dar-se conta de como depende de produtos chineses. A China é a grande e principal fornecedora de insumos hospitalares.

E como houve aumento na busca destes produtos em todo o mundo, vários países passaram por crise de abastecimento desses materiais, o que mostrou a dependência do que é fabricado na China.

Para além de questões políticas e econômicas, a China é um país riquíssimo e repleto de curiosidades, sendo sua cultura considerada uma das mais antigas de todo o mundo.

De acordo com historiadores, é a maior civilização contínua do mundo (o que significa dizer que não é uma civilização que desapareceu, como os maias, por exemplo), com registros antigos que chegam a datar de 6.000 antes de Cristo.

Também sua gastronomia chama atenção, sendo considerada uma das mais ricas do mundo! Se você é fã de yakisoba, por exemplo, agradeça aos chineses.

E, vale destacar, a China é muito influente especialmente nos países próximos dela. Muitos sobrenomes coreanos, por exemplo, surgiram a partir do chinês.  

Em alguns países ocidentais você também pode encontrar espaços dedicados à cultura chinesa. São os bairros chamados Chinatown (termo em inglês que pode ser traduzido como “cidade chinesa”), sendo os mais famosos em Nova Iorque e Los Angeles, ambos nos Estados Unidos, e em Londres, na Inglaterra.

Se você é o tipo de pessoa que se interessa por línguas, vai achar interessante saber que o mandarim é considerado o idioma oficial do país, mas também existem outros! São exemplos hakka, cantonês, xiang e outros mais.

O nome do país vem de Qin, nome da dinastia que unificou a China pela primeira vez, fato ocorrido em 221 a.C., nos tempos do imperador Qin Shi Huang. Foi o Império que durou mais tempo, extinguido apenas em 1912!

E o que falar sobre a Muralha da China? Esta construção que impressiona por seus 21.196 quilômetros atravessou dinastias… Tendo começado no ano da unificação chinesa visto acima, foi abandonada no século XV. Estamos falando de uma extensa construção, com seus .

Erguida com finalidade militar, foram necessárias cerca de um milhão pessoas para construir. Atualmente, é um dos pontos turísticos mais famosos de todo o mundo.  

Levando a atenção para os esportes, você já jogou ou gosta de tênis de mesa (ou ping pong)? Ele é considerado o esporte nacional da China, praticado por cerca de 10 milhões de pessoas! Assim, passa a fazer bastante sentido que o país seja o recordista em medalhas olímpicas nessa modalidade.

Mas você está aqui para conhecer sobrenomes chineses, né? Então, vamos interromper um pouco as diversas curiosidades da China para nos concentrarmos em sobrenomes deste país!

Sobrenomes Chineses mais Bonitos e Populares


sobrenomes-famosos-na-china

Apesar de ser um país com rica cultura, muita história e bastante conhecido (além de influente por conta dos produtos que produz e do mercado consumidor que seus bilhões de habitantes representam), pouco de fato é difundido a respeito do idioma chinês no sentido de suas significações.

Ao contrário de sobrenomes e nomes como os ingleses, portugueses, alemães e de demais culturas, existe uma carência de informações que possibilitem expressar com propriedade o significado dos sobrenomes chineses.

Diante disso, somos forçados a apresentar nosso texto com os sobrenomes chineses da forma mais objetiva do que nossos leitores estão acostumados.

Em várias culturas a escolha dor nome do bebê representa um longo e cuidadoso processo. Mas em culturas orientais, principalmente, esse tipo de processo é mais a regra do que a exceção. Vamos explicar isso melhor.

Aqui no Brasil, por exemplo, frequentemente encontramos futuros papais indecisos sobre o nome que escolherão para o filho muito por conta de estarem perdidos dentre tantas opções, em busca de um nome que fique bonito com o sobrenome ou que combine com os membros da família (inclusive, deixamos como sugestão olhar nossos textos sobre significados de nomes).

Isso não significa que eles não liguem para o significado de um nome, mas essa não costuma ser uma grande prioridade.

Já na China, país ao qual este texto está voltado, o significado do nome é muito importante, sendo cuidadosamente pensado. Os futuros papais escolhem o nome de acordo com o significado, acreditando que tal significado influenciará a criança ao longo da vida.

Existem outros detalhes sobre a importância que os chineses dão ao nome que merecem ser comentados. É bastante comum que seja solicitado a estrangeiros que por lá cheguem para iniciar uma vida (seja por qual motivo for) que escolham um nome chinês.

Mas calma, isso não é uma lei, é mais uma questão cultural dentre as pessoas.

E curiosamente, algo inverso observa-se. É comum que os chineses escolham para si um nome internacional e, especialmente, estadunidense.

Sem dúvida, isso é motivado pela intensa influência que os Estados Unidos exercem no mundo – algo que observamos também aqui no Brasil como, por exemplo, estabelecimentos brasileiros com nome em inglês.

Mas engana-se quem pensa que esse costume significa que os chineses não apreciam o próprio nome! Nos Estados Unidos, precisamente na universidade de Columbia, em Nova Iorque, os alunos chineses iniciaram o movimento “Say my name” (“diga meu nome”, em português) clamando para que os demais estudantes chamem os alunos chineses pelos nomes que têm.

Esse movimento faz parte de uma luta contra a xenofobia (antipatia, geralmente mostrada com ódio, dirigida a uma raça). Você encontra o vídeo “Say my name” no YouTube.

Bom, como já adiantamos, não são encontradas muitas informações a respeito dos seus significados, sendo comum encontrar apenas listas e algumas curiosidades.

Por exemplo, os sobrenomes por lá são tão poucos perto do contingente populacional que cartões de contas bancárias optam por apresentar apenas os números de identificação de seus clientes, já que essa é a grande diferença entre eles.

Acha que estamos exagerando? Então, saiba que em 2007 o governo chinês aprovou projeto de lei para resolver a escassez de sobrenomes. Você pode conferir este curioso caso no link abaixo com a notícia da BBC:

www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/storychinasobrenomes

Além disso, diz-se que se você telefonar aleatoriamente para casa de alguém e pedir para falar com Wang (o mais popular sobrenome chinês), é quase certo que você consiga falar com alguém, de tão comum que esse sobrenome é.

Já debatemos explicações o suficiente, né? Finalmente, vamos conhecer alguns sobrenomes chineses.

  • Chen (陈)
  • Chuan
  • Ding
  • Fang
  • Gao
  • Han
  • Hu
  • Huang (黄)
  • Li (李): é um dos sobrenomes mais populares na China, assim como na Coreia. Se você costumava jogar Street Fighter, um popular jogo de video game da década de 1990, deve certamente se lembrar da lutadora chinesa Chun Li.
  • Liang
  • Lin
  • Liu (刘)
  • Ma
  • Ming
  • Rang
  • Wang (王): sobrenome chinês mais comum.
  • Wen
  • Wong
  • Wu (吴)
  • Xu
  • Yang (杨)
  • Yu
  • Zhang (张): junto com Li e Wang, forma o trio de sobrenomes mais utilizados na China.
  • Zhou (周)
  • Zhu

A seguir, vamos conferir outros sobrenomes chineses conhecidos em função dos Jogos Olímpicos de Tokyo.

Respeitando a cultura, apresentaremos o sobrenome antes do primeiro nome. Imagine uma brasileira chamada Sandra Duarte. Se nascida na China e lá esses nomes existissem, ela seria apresentada como Duarte Sandra.

Sobrenomes Chineses nas Olimpíadas (Tokyo 2020)


sobrenomes-chineses

  • Equipe de Ginástica

Fan Yilin

Liu Yang

Ou Yushan

Tang Xijing

You Hao

Zhang Jin

  • Equipe de Natação

Feng Yu

Liang Xinping

Sun Wenyan

Wang Qianyi

  • Equipes de futebol

Chen Qiaozhu

Ding Xuan

Li Mengwen

Liu Jing

Wang Shuang

Peng Shimeng

  • Equipe de voleibol

Ding Xia

Li Yingying

Liu Xiaotong

Wang Mengjie

Yan Ni

Sobrenomes de Chineses Famosos


sobrenomes-chineses-comuns

  • Sun Tzu: foi um general, estrategista e filósofo que viveu de 544 a.C. até 496 a.C. O famoso livro A arte da guerra é, na verdade, um tratado escrito por ele.
  • Ming Yao: renomado atleta chinês. Foi eleito para o hall da fama do basquetebol.
  • Zhang Ziyi: atriz que alcançou grande reconhecimento mundial por ter protagonizado o filme Memórias de uma gueixa (2005), tendo sido indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama.
  • Liu Yifei: este é o verdadeiro nome de Crystal Liu. Considerada uma das maiores atrizes chinesas da atual geração, interpretou Mulan no live action da Disney Mulan (2020).

Lembra quando falamos que é comum que chineses criem para si um nome internacional? Li Lianjie e Chan Kong-sang podem não soar familiares para você, mas esses são os nomes verdadeiros de Jet Li e Jackie Chan, respectivamente, renomados atores de filmes de Hollywood.


Considerações Finais


Será que você já conhecia algumas das várias curiosidades que trouxemos para você? E a respeito dos sobrenomes, alguns já eram conhecidos por você?

Não se esqueça de aproveitar a sua visita para interagir muito conosco através dos comentários. Queremos conhecer um pouco da sua opinião.

E, claro, aproveite que está aqui para navegar em nossos demais textos abordando sobre nomes e curiosidades.

Até sua próxima visita! E adiantamos que vale a pena acompanhar nosso conteúdo, hein? Sempre tem coisa boa sendo preparada para nossos leitores.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Chineses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.