O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Coreanos

Você pode não ter se dado conta, mas certamente já ouviu alguma música de k-pop (pop coreano) por aí. Quer fazer um teste? Busque pelas músicas “Dynamite” e “Make it right”, ambas do grupo BTS. As chances de elas não serem totalmente estranhas para você são bem altas!

É, a Coreia, em especial a Coreia do Sul, tem chamado muita atenção e recebido especial destaque por conta da febre do k-pop.

Muito poderíamos escrever sobre a Coreia do Sul e sua vizinha Coreia do Norte (com a qual, inclusive, possui uma das fronteiras mais militarizadas do mundo!) pelo viés político e apontar as notórias diferenças culturais entre elas, mas vamos pular essa parte mais séria…

A Coreia do Sul é um país bem diferente do Brasil e chama atenção por vários motivos, alguns deles por ser um país bastante moderno e com tecnologia de ponta.

Apesar disso, segue bastante tradicional com suas raízes – não raro encontramos quem diga que a Coreia do Sul é o lugar onde tradição e modernidade coexistem.

Vamos a alguns detalhes que podem despertar sua curiosidade para pesquisar mais sobre esse país (já que o foco do nosso texto não é fornecer um extenso relato sobre traços e curiosidades dos países).

Você sabia que a Coreia do Sul é considerada a capital mundial da cirurgia plástica? Estima-se que uma em cada cinco mulheres já tenha se submetido a algum procedimento estético. Lá, é comum também encontrarmos homens usando maquiagem, algo que causaria estranhamento aqui no Brasil.

Se você estava ligado nos hits musicais por volta de 2011, com certeza lembra do sucesso que a música “Gangnam Style” fez. A música pertence ao artista sul-coreano Psy. Será que você estava no time daqueles que tentavam reproduzir a dancinha?

Quem usa muito a internet no cotidiano vai adorar saber que a Coreia do Sul possui uma das conexões de internet Wi-Fi mais rápidas do mundo – se não a mais!

E sua população é sinal de vida saudável: em pesquisa feita em 2019, cerca de apenas 3,2% da população sul-coreana estava acima do peso.

Bom, mas você veio até aqui para conhecer sobrenomes coreanos, certo? Vamos lá então…

Se comparado a demais culturas, é possível afirmar que os sobrenomes coreanos não são muito variados. Na verdade, são bem poucos. Tão poucos que os sobrenomes Kim, Lee e Park correspondem a cerca de 45% da população coreana!

Os nomes são apresentados da forma tradicionalmente encontrada em culturas orientais: primeiro o sobrenome ou patronímico e depois o primeiro nome. Para ilustrar, imagine um brasileiro cujo nome é Pedro Costa; se nascido na Coreia do Sul (e fossem esses nomes comuns por lá, claro), sempre se apresentaria ou seria apresentado como Costa Pedro.

Além disso, os nomes e sobrenomes são escritos em Hanja, também chamados de caracteres sino-coreanos. São caracteres chineses que, didaticamente falando, os coreanos “pegaram” da língua chinesa, mas fazendo algumas adaptações de pronúncia.

Bom, existe uma explicação para a pouca variedade da sobrenomes na Coreia do Sul, mas para isso, devemos voltar nossas atenções para os tempos feudais. Naquele tempo, apenas as famílias mais nobres tinham sobrenome, algo que aconteceu em todas as sociedades do mundo.

Era sinônimo de luxo e privilégio ter um sobrenome e essa “regalia” era dada apenas às classes mais elevadas. Com o crescimento da nobreza sul-coreana, passou a serem distribuídos sobrenomes dentre as demais pessoas da sociedade como forma de identificar os fiéis e funcionários do governo.

Posteriormente, altos comerciantes também tiveram esse direito. E, obviamente, não faltaram pessoas que fraudavam registros para se darem um sobrenome – e, pasme, havia até venda clandestina de sobrenomes!

Os sobrenomes Lee e Kim, principalmente, eram muito utilizados dentre os membros das altas classes coreanas, o que os levou a serem escolhidos preferencialmente; basicamente, era uma forma de pelo menos através de sobrenomes tentar se equiparar às classes nobres.

Curiosamente, esses sobrenomes na realidade têm origem chinesa, por lá existindo desde o século VII.

Estes são alguns dos fatos que fizeram com que poucos sobrenomes coreanos existissem e, consequentemente, fossem adotados. Principalmente visando aproximar-se das altas classes.

Lendo nosso texto, você perceberá que são poucos os sobrenomes com extensa explicação (e se você já é nosso leitor antigo, com certeza notará essa diferença). Isso se deve ao fato de haver pouca informação (dentre os já poucos sobrenomes coreanos mais conhecidos) sobre eles.

Apesar dessa limitação de dados, escrevemos um texto bem legal a respeito dos sobrenomes coreanos – e vamos combinar que já está valendo a pena por conta das curiosidades que a nossa introdução trouxe, hein?

Vamos logo conhecer esses sobrenomes coreanos!

Sobrenomes Coreanos mais Bonitos e Populares


sobrenomes-coreanos

  • Kim (‎‎김)

A popularidade deste sobrenome é indiscutível. Ocupa a primeira posição de sobrenomes mais utilizados, aparecendo no nome de um milhão de pessoas apenas na Coreia do Sul!

Quer ter um pouco de noção dessa popularidade? Das 12 meninas da seleção feminina de voleibol da Coreia nas Olimpíadas de 2020 (realizadas em 2021), três tinham o sobrenome Kim.

Seu significado é “ouro”, formado a partir do termo coreano Jin, que apresenta esse mesmo significado. A dinastia qing é uma das mais poderosas da Coreia do Norte.

  • Lee (이)

É outro sobrenome muito popular, sendo o segundo mais presente entre as pessoas da Coreia do Sul, formando o nome de cerca de 7 milhões de pessoas. O seu significado é “ameixa”, “ameixeira”.

A última edição dos Jogos Olímpicos é capaz de mostrar a popularidade que esse sobrenome também tem: dos 22 atletas da seleção masculina de futebol da Coreia, quatro possuem o sobrenome Lee – e, vale destacar, cinco têm o sobrenome Kim!

  • Park (박)

É o terceiro sobrenome mais popular, utilizado por aproximadamente 4 milhões de cidadãos na Coreia do Sul. Vamos falar mais um pouco das Olimpíadas? Além de quatro atletas com a sobrenome Kim dentre as 12 meninas da seleção de voleibol, duas têm o sobrenome Park.

Seu significado é muito bonito: partindo do coreano bak, quer dizer “singelo”, “sem adorno”, “simples”. Assim, é sobrenome que transmite humildade e simplicidade.

  • Choi (최)

Na quarta posição dos sobrenomes mais populares está Choi. A agradável sonoridade disfarça a imponência do significado desse sobrenome: “elevado”, “imponente”, “alto”. Sem dúvidas, um sobrenome que marca presença!

  • Han (한)

É sobrenome coreano originado a partir de um vocábulo chinês. Vem de hán, significando “país”, “líder”. Como se vê, também é um sobrenome que transmite força e imponência com o seu significado.

  • Hwang (황)

Este sobrenome vem a ser variante de Huang, sobrenome chinês formado a partir de huáng, que significa “amarelo”. É bem possível que esse sobrenome esteja ligado a sorte e felicidade, pois não raro culturas associam a cor amarela a riqueza e felicidade.

  • Im (임, 림)

Há dois possíveis significados para esse sobrenome, variando por existirem duas possíveis origens para ele. Caso tenha surgido a partir de Lin, então seu significado é “floresta”, talvez tendo sido utilizado como forma de se referir a pessoa nascida ou residente em lugar assim.

Todavia, se sua origem estiver em Ren, então seu significado passa a ser “confiável” ou “suportar”.

  • Jeong (정)

Seu significado não é muito preciso, havendo várias possibilidades. Aqueles que mais frequentemente aparecem relacionados a esse sobrenome são “quieto”, “tranquilo”, “gentil”, “casto”, “leal”, “virtuoso”.

Esse sobrenome pode até carecer de imprecisão quanto ao seu significado, mas compensa trazendo muitas coisas boas como possíveis significados! Surgiu a partir de Chung, que pode se referir tanto a um lugar quanto ser um nome próprio.

  • Kang (강)

Quer dizer “gengibre” e, possivelmente, deriva de Jiang. É importante destacar que gengibre é uma raiz conhecida por ser um tempero muito forte.

  • Kwon (권)

Vem de gwon. Trata-se de um termo que significa “poder”, “autoridade”. Com facilidade, podemos colocá-lo na lista de sobrenomes mais fortes que aqui trouxemos.

  • Min (민)

Pode até não ser o sobrenome mais popular da nossa lista, mas encanta pela simplicidade de sua sonoridade e, principalmente, pelo seu significado. Quer dizer “inteligente”, “esperto”.

  • Oh (오)

Curto e sonoro sobrenome cuja origem está em Wu, sendo considerado variante ortográfica desse nome. Seu significado é um pouco impreciso, sendo dito apenas que faz referência a uma antiga localidade chinesa.

  • Seo (서)

Embora não seja um sobrenome tão comum como os outros que estão nesta lista, tem certa popularidade por conta de personalidades com esse sobrenome.

Também possui significado impreciso; geralmente, são apresentados os seguintes significados como possíveis para esse sobrenome: “devagar”, “silenciosamente”, “calmamente”, “composto”, equilibrado” é até mesmo “oeste”, “ocidental”.

  • Song (송)

Não confunda com o substantivo song (“canção”, em inglês). Aqui, estamos falando de um sobrenome que se originou, na realidade, na China. Está associado a uma antiga dinastia também chamada de Song, cujo início data do ano 960 na China.

  • Yoon (윤)

Vem de yun, termo coreano cujo significado é “governar”, “supervisionar”, assim indicando ações de grande importância. Alguns também entendem esse sobrenome com o significado de “mais velho”, possivelmente considerando que as pessoas mais velhas de uma família são tradicionalmente vistas com mais respeito e a elas são dadas a oportunidade de darem a palavra final.

Em famílias muito tradicionais, inclusive, é comum que os mais velhos sejam consultados pelos demais familiares antes de uma decisão ser tomada; você certamente já deve ter assistido a algumas cenas do tipo em algum filme ou série.

Outros bonitos Sobrenomes Coreanos


sobrenomes-coreanos-comuns-e-populares

  • Ahn
  • Bae
  • Baek
  • Bang
  • Boo
  • Byun
  • Hae
  • Hyun
  • Jung
  • Kwak
  • Moon
  • Pyo
  • Seol
  • Shin

Sobrenomes Coreanos na Mídia


significados-historias-sobrenomes-da-coreia

Que tal conferir algumas personalidades coreanos famosas?

Como nós, brasileiros, não estamos muito acostumados a apresentar os sobrenomes antes do primeiro nome, optamos, com todo respeito à cultura coreana, por apresentar as personalidades da seguinte forma: de acordo com a cultura do país, indicando primeiro o sobrenome e entre parênteses da forma como estamos acostumados por aqui.

Nossa intenção é fazer com que nossos leitores identifiquem melhor quando é o primeiro nome e quando é o sobrenome, já que estamos falando de uma cultura que não a nossa.

Muito provavelmente por conta da pressão que a indústria cinematográfica de Hollywood exerce, destacamos que os atores aqui citados se apresentam com o primeiro nome seguido do sobrenome.

Alguns Sobrenomes Coreanos nas Olimpíadas (Tokyo 2020)

  • Equipe de Basquetebol

An Heji

Kim Dambi

Kim Jung Eun

Park Jihyun

Park Ji Su

  • Equipe de Ginástica Artística

Kim Hansol

Lee Junho

Lee Yunseo

  • Equipe de Atletismo

An Seulki

Jin Minsub

Shim Jungsub

  • Equipe de handebol

Choi Sumin

Jo Harang

Ju Hui

Kang Kyungmin

Won Seonpil

Personalidades Coreanas na TV e Cinema

  • Steven Yeun: trabalhou em “The Walking Dead”.
  • Lee Byung-Hun: trabalhou em “G. I. Joe” e “Sete magníficos”.
  • Claudia Kim, nome artístico de Kim Soo-hyun: trabalhou em “Animais fantásticos 2: os crimes de Grimdelwald”.

Membros de Bandas de k-pop (pop coreano)

  • BTS:  formada por Min Yoon-gi (Yoon-gi Min), Kim Seok-jin (Seok-jin Kim), Jung Ho-seok (Ho-seok Jung), Kim Nam-joon (Nam-joon Kim), Park Ji-min (Ji-min Park), Kim Tae-Hyung (Tae-Hyung Kim) e Jeon Jung-kook (Jung-kook Jeon).
  • Astro: formada por Kim Myungjun (Myungjun Kim), JinJin, nome artístico de Park Jinwoo (Jinwoo Park), Cha Eunwoo, nome artístico de Lee Dongmin (Dongmin Lee), Moonbin, nome artístico de Moon Bin (Bin Moon), Rocky nome artístico de Park Minhyuk (Minhyuk Park) e Sanha, nome artístico de Yoon Sanha (Sanha Yoon).


Considerações Finais


O que você achou das curiosidades e sobrenomes coreanos que trouxemos para você? Não vá embora sem dividir conosco sua experiência!

E fica nosso convite de sempre: já que está aqui, conheça nossos demais textos sobre o assunto. Informações e curiosidades variadas não faltam por aqui. Você está no lugar certo!


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Coreanos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.