O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Femininos com a Letra B


Escolher o nome do bebê para muitos papais é uma fase deliciosa, mas também um pouco estressante. Afinal, são muitas as opções de nomes disponíveis! Às vezes chega a dar vontade de escolher todos, né? Ou de ter um filho para cada nome da lista dos favoritos…

Por vezes, os papais querem um nome que comece com aquela letra específica, o que pode vir a ser uma dificuldade extra. Como nós queremos que esse momento da escolha do nome seja para você o mais leve possível, preparamos uma lista especial apenas com nomes femininos iniciados com a letra B!

Se você busca para a sua filha um nome assim iniciado, você está no lugar certo.

Aqui, apresentaremos alguns (não todos) nomes para meninas que começam com a letra B e que podem ser considerados os mais bonitos e populares. E já adiantamos que você encontrará alguns nomes que são populares também em outras culturas!

Escolhemos trazer a grafia mais clássica, evitando repetições de letras ou substituições, como a do i pelo yVamos lá?

Nomes mais populares e bonitos para Meninas com a Letra B


lista-de-nomes-com-a-letra-b-para-meninas

  • Bárbara

Nome bastante popular, significa “estrangeira”, “a estranha”, “forasteira”. Tem sua origem na palavra grega bárbaros, partida de barbar, cujo significado é “língua incompreensível”. O termos bar-bar era utilizado pelos gregos para indicar que não entendiam aquilo que o estrangeiro falava.

Durante o Império Romano, o nome Bárbara foi utilizado como adjetivo para indicar mulheres que não tinham origem no Império. Acredita-se que também tenha sido utilizado pelos romanos dessa época como forma de se referir aos povos estrangeiros que eram violentos.

Mas sua popularidade vem da figura de Santa Bárbara, a jovem filha de um oficial romano. Nascida no século IV, após confessar que seguia as doutrinas cristãs, Bárbara foi decapitada pelo próprio pai. Por conta dessa história, foi transformada em exemplo de fé para muitas jovens cristãs.

  • Beatrice

Seu significado é “viajante”, também podendo ser “a que traz felicidade”. Assim escrito, é a versão italiana do nome Beatriz. Vem do latim Beatrice, de beatus, que significa “abençoado”, podendo ter relação com beare, “para fazer feliz”.

Existe, ainda, a possibilidade de ter surgido a partir da palavra Viatrix, do latim viator, cujo significado é “viajante”, “peregrino”. Como em latim os elementos bea e via possuem pronúncia bem próxima, é difícil precisar a origem do nome.

Beatrice Portinari é o nome da jovem italiana que, segundo estudiosos, inspirou os trabalhos do escritor Dante Alighieri.

  • Beatriz

Essa é a versão mais comum desse nome aqui no Brasil. Significa “a que traz felicidade”, “a que faz os outros felizes”, “viajante”. Sua raiz pode ser o nome latino Beatrice, relacionado aos termos latinos beare (“a que traz felicidade”, “a que faz os outros felizes”) e beatus (“abençoada”) ou no vocábulo também latino viatrix, de viator, nesse caso, significando “viajante”, “peregrino”.

Como vimos com o nome anterior, bea e via têm pronúncias bem próximas no latim, contribuindo para que não seja possível precisar a origem do nome Beatriz. Sua popularidade data do século IV, sendo o nome de uma santa martirizada. Por volta de 1487, surgiram as formas Beautrice e Bettris. Data do século XIX o surgimento de outra variante: Beatrix.

Na obra A divina comédia, de Dante Alighieri, aparece Beatrice Portinari (de quem falamos no nome anterior), representando a personificação da fé. Por conta disso, passou a ser comum que esse nome simbolize beleza, pureza e castidade.

É bastante comum encontrar esse nome em nomes compostos, como Ana Beatriz e Maria Beatriz.

  • Bella

Lindo e sonoro nome que significa “formosa”, “bonita”, “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”. Esse nome é a forma reduzida de Isabella, nome italiano, assim herdando seu significado.

É um nome que vem de Isabel, cuja origem pode ser do hebraico Izebel (“casta”, “pura”) ou ter derivado de Elisabete (“Deus é juramento”, consagrada a Deus”). Em Isabella, também está presente bella, simbolizando beleza e formosura.

Acredita-se que seja um nome que reflita uma relação próxima com Deus, trazendo em seu significado tanto a promessa divina quanto a dedicação a Deus.

Nota: Aqui no Brasil, é comum encontrar esse nome com apenas um l, provavelmente por influência da produção animada da Disney A Bela e a Fera.

  • Belinda

Quer dizer “serpente incitada”, “serpente provocada” ou, ainda, “bela e linda”. Possui duas origens possíveis. A primeira, ter surgido a partir do germânico Betlindis, composto por bet (“provocar”, “incitar”) e por lindis (“serpente”). A outra, ser nome derivado do espanhol Bellalinda, cujo significado literal é “bela e linda”.

Foi um nome muito utilizado na Europa durante o período da Idade Média. Passou a ser utilizado em língua inglesa por volta do século XVII, devendo-se isso às várias obras literárias com personagens assim chamadas, dentre elas o poema “O Rapto da Madeixa”, escrito pelo britânico Alexander Pope em 1712.

  • Berenice

Significa “a vitoriosa”, “a portadora da vitória”. Sua origem é grega, de Berenike, forma macedônia de Phereníke, este nome formado por phéro (“trazer”) e níke (“vitória”). Embora não seja possível precisar, é provável que tenha surgido através da mártir siríaca que viveu no século IV.

Pode ser considerado nome bíblico, sendo brevemente mencionado no Novo Testamento, nome da irmã do rei Herodes Agripa II. Também está nas páginas literárias: “Berenice” é o nome de um conto de horror publicado por Edgar Allan Poe em 1835; foi um choque na época, levando o autor a publicá-lo com algumas alterações pouco tempo depois.

Nota: Atribui-se às conquistas de Alexandre, o Grande, a difusão do nome.

  • Bernadete

Nome que significa “forte como uma ursa”. Vem do francês Bernadette, forma diminutiva de Bernarda, variante feminina de Bernardo, este nome de origem germânica composto por ber (“urso”) e hart (“forte”). É bastante popular por influência de Santa Bernadete, conhecida por ter tido visões da virgem Maria. Seu santuário de peregrinação é mundialmente conhecido.

É um nome popular também em outras culturas, como as que falam a língua inglesa. Por exemplo, na série The Big Bang Theory, uma das personagens é Bernadette Rostenkowski.

  • Betânia

É um nome muito bonito é que significa “casa dos figos”. Embora alguns estudiosos costumem apontar como outros significados possíveis “casa da aflição” e “casa das tâmaras verdes”, esses dois significados são bem menos difundidos, já que esse nome é originado do hebraico beit-te’enah, traduzido como “casa dos figos”.

Na Bíblia, esse nome hebraico é o nome de uma cidade que fica no Monte das Oliveiras, onde residia Lázaro, Maria e Marta. Assim, o nome Betânia configura-se nome bíblico.

  • Bete

Significa “Deus é juramento”, “Deus é abundância”. Bete (ou Beth) surgiu como apelido de Elisabete (ou Elisabeth), passando a ser utilizados também como nome próprio. Por ser considerado a forma mais curta de Elisabete, esses nomes possuem a mesma origem: do hebraico Elishebba, significando “Deus é juramento”.

A raiz de seu nome é Eliseba, nome considerado como bíblico por ter sido o nome da esposa de Aarão, no Antigo Testamento, e da mãe de João Batista, no Novo Testamento.

A variante inglesa Elisabeth passou a ser utilizada por volta do século XIII, mas sua popularidade só veio muito tempo depois, por influência da rainha Elisabeth I, coroada rainha aos 25 de idade em 1559.

  • Bethany

Popular nome em outras culturas, em especial onde se fala a língua inglesa, quer dizer “casa dos figos”. Surge do hebraico beit-te’enah, cuja tradução costuma ser dada como “casa dos figos”.

O nome em hebraico era o de uma antiga cidade que, segundo consta no Novo Testamento da Bíblia, era localizada no Monte das Oliveiras, tendo sido utilizada como a morada de Lázaro, Maria e Marta. É considerado um nome bíblico.

É interessante que esse nome atualmente tão comum em culturas que falam a língua inglesa fosse raramente escolhido até meados do século XIX.

  • Betina

Lindo nome que significa “promessa de Deus”, “voto de Deus”, “consagrada a Deus”. É considerado uma variação de Bete, nome surgido a partir de Elisabete. Logo, sua raiz é o nome hebraico Elishebba, cujo significado é “Deus é juramento”.

  • Bianca

É um nome muito bonito e popular, significando “branca”, “alva”, “cândida”. É a versão italiana do nome Branca. Surge a partir de bianca, palavra italiana que literalmente significa “branca”, “alva”, “cândida”.

Também é utilizado na Inglaterra, tendo passado a ser escolhido por volta do século XVI, provavelmente por influência da peça escrita por William Shakespeare A megera domada e Othello, ambas com uma personagem com esse nome. Já em Portugal, de acordo com documentos, é utilizado desde o século XIII.

Esse nome foi bastante popular durante a Idade Média.

  • Blenda

Menos comum quando comparado a outro nome bem parecido, Brenda (também está na nossa lista), é um nome bem popular que significa “encantadora”, “deslumbrante”. É um nome que traz sentimento de admiração e glória, originado a partir do sueco blända, que significa “cegar”, “deslumbrar”.

Acredita-se que a pessoa com esse nome seja dotada de qualidades cativantes, deixando as outras pessoas deslumbradas.

Existe uma personagem lendária com esse nome: quando a Suécia estava indefesa porque os homens lutavam na Noruega, Blenda incentivou as mulheres a lutarem contra os invasores dinamarqueses, passando a ser considerada a líder da batalha.

Orientadas por Blenda, as mulheres seduziram os homens, atraindo-os para uma festa, matando-os logo em seguida. Como reconhecimento de seus atos, o rei teria dado mais direitos às mulheres na Suécia.

Esse nome também é utilizado na Escandinávia e na Noruega.

  • Bonnie

Não é muito comum no Brasil. É um nome curto e que possui uma leve sonoridade, além de bonitos significados: “bondosa”, “menina bondosa”, “bonita”, “amável”.

É um nome inglês originado do adjetivo francês bon, que significa “bom”, além de significar “bonita” ou “amável” em países como Irlanda e Escócia.

Na obra literária E o vento levou, que foi adaptada ao cinema em 1967 (sendo considerado um clássico até os dias de hoje), Bonnie é o nome da filha da personagem Scarlett, o que ajudou a impulsionar a popularidade desse nome.

É do mesmo ano o filme biográfico Bonnie e Clyde.

  • Brenda

Quer dizer “pequeno como fêmea”, “chefe”, “líder”, “inteligente”. Sua origem é incerta, provavelmente tendo surgido nas Ilhas Shetland, região pertencente à Escócia.

Pode ser que tenha surgido como variante feminina de Brendam (nome que corresponde a Breno) ou a partir da gaélico Breandam, ambos com o sentido de “pequeno corvo”, levando a variante feminina a significar “pequeno como fêmea”.

Como esse animal é tido como inteligente, essa característica é acrescentada ao significado do nome.

O significado de Brenda também pode estar relacionado ao nome Breno: de acordo com alguns historiadores, na época da invasão gaulesa a Roma, ocorrida no século IV a.C., os chefes dos exércitos recebiam esse nome, Breno, o que levou os romanos a empregarem essa palavra com o título de importância, como “chefe”, “líder”.

O nome Brenda também é utilizado em países que falam a língua inglesa.

  • Briana

Significa “nobre”, “virtuosa”, “aquela que é forte”, “colina”. Esse nome é considerado uma variação feminina de Brian, nome irlandês de origem celta.

Começou a se popularizar no século XVI, com o lançamento de “Rainha das Fadas”, poema épico escrito por Edmund Spenser.

Nessa obra publicada em 1590, Briana é uma forte personagem. Recentemente, teve grande popularidade nos Estados Unidos a partir dos anos 1960, sendo um dos nomes mais buscados na década de 1990.

Ainda não é muito popular aqui no Brasil, mas a série Outlander, com a personagem Brianna Randall, tem contribuído para tal.

  • Brigitte

 Pode ser considerado um nome bem elegante por conta de sua sonoridade e pela influência da atriz e modelo francesa Brigitte Bardot, ícone de sua época. Significa “forte”, “força”.  É nome feminino surgido do irlandês Brighid, por sua vez derivado do gaélico brig, que significa “força”.

Na mitologia irlandesa, Brigitte é a deusa do fogo, da sabedoria e da poesia. Também na Irlanda, viveu no século V Santa Brigid, conhecida como a padroeira do país. Apenas a partir do século XVII esse nome passou a ser mais utilizado também em outros lugares.

É nome bastante conhecido cujo destaque mais recente se deve aos livros, que posteriormente viraram filmes, O diário de Bridget Jones.

  • Britney

Ouvir esse nome e não pensar na cantora Britney Spears é bem difícil, principalmente para as gerações que ouviam música pop no final da década de 90 e início dos anos 2000. É uma variação do nome Brittany, significando “nativa da Bretanha”, “aquela que veio da Bretanha”.

Muito provavelmente, originou-se a partir da região assim chamada, indicando pessoas que lá viviam ou que de lá vinham. Tanto Britney quanto Brittany são bastante populares em países onde se fala a língua inglesa.

  • Brooke

Quer dizer “ribeiro”, “fluxo”, “aquele que habita nas proximidades de um ribeiro”. Surge como variante do nome Brook, palavra que traz os significados indicados. Por conta de seus significados, esse nome é relacionado a água, trazendo um sentimento de movimento, purificação e transformação.

É considerado um nome unissex, embora predominantemente feminino. Também pode aparecer como sobrenome, o que fortalece sua possível origem, já que muitos sobrenomes surgiram para indicar de onde uma pessoa vinha ou onde moravam.

  • Bruna

Bastante popular, quer dizer “morena”, “bronzeada”, “marrom”, “da cor do fogo”. Sua origem pode ser germânica ou nórdica. Vem de brun, palavra entendida como “marrom”, “moreno” e que no nórdico significa “da cor do fogo”.

Possivelmente, surgiu para indicar pessoas com cabelos, olhos ou pele dessa cor.

Nota: Para alguns estudiosos, sua origem também pode ser latina, de brunnus.

  • Brunella

É a versão diminutiva e italiana de Bruna, assim significando “pouco marrom”, “moreninha”. Possui a mesma origem do nome que acabamos de ver, podendo ser de origem germânica ou nórdica, partindo de brun, que significa “marrom”, “moreno” e em nórdico, “da cor do fogo”.

Nota: Para alguns estudiosos, sua origem também pode ser latina, de brunnus.

Mais nomes bonitos para Meninas com a Letra B e seus significados


nomes-femininos-com-a-letra-b

  • Babete: apelido do nome Bárbara, também aparece como nome próprio. Significa, assim, “estrangeira”, “a estranha”, “forasteira”.
  • Bartira: “flor”.
  • Bel: é bem provável que tenha surgido como apelido de Isabel, posteriormente passando a ser utilizado como nome próprio. Assim, significa “casta”, “pura”, “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”.
  • Benedita: “abençoada”, “louvada”, “bendita”.
  • Berta: “brilhante”, “ilustre”, “famosa”.
  • Betel: “casa de Deus”, “morada do Senhor”, “aquela que pertence a casa de Deus”.
  • Bibiana: variante de Viviana, significa “viva”, “enérgica”, “animada”, “aquela que é cheia de vida”.
  • Blanca: variante espanhola do nome Branca, significando literalmente “branca”, “brilhante”.
  • Branca: “branca”, “brilhante”.
  • Brena: “pequeno corvo fêmea”, “líder”, “chefe”, “inteligente”.
  • Bluma: “flor”.
  • Bozena: “feliz”, “a abençoada por Deus”.
  • Brígida: “grande”, “elevada”.
  • Brisa: “vento suave”, “vento carregado de frescor”, “sopro de ar delicado”.
  • Briseida: nome de uma personagem mitológica grega, significando “filha de Briseu”. Por vezes aparece com o nome de Brises.
  • Brita: “forte”, “resistente”.
  • Bruneida: “princesa dos visigodos”.


Considerações Finais


Trouxemos uma boa lista de nomes femininos que se iniciam com a letra B, hein? Como dissemos, a procura pelo nome a ser escolhido pode ser facilitada com a nossa ajuda.

É por isso que preparamos os melhores e mais variados materiais possíveis para com você se inspirar cada vez mais.

Que tal aproveitar e conhecer outras listas que já preparamos?


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos com a Letra B possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.