O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Nomes Mexicanos Femininos

O que você conhece sobre o México? Essa pergunta pode até pegar você desprevenido, mas ao longo desta introdução pode ser que você perceba que tem mais conhecimentos sobre essa cultura do que pensa.

Primeiramente, vamos falar sobre a relação de proximidade entre o México, país do nosso continente América, com outro país bastante conhecido, desta vez na Europa: a Espanha.

Não é mera coincidência o fato de que mexicanos e espanhóis falam um idioma praticamente idêntico, da mesma forma que brasileiros e portugueses falam o mesmo idioma, mas com aquelas particularidades naturais que o português do Brasil tem em relação ao português de Portugal e vice-versa.

A Espanha colonizou territórios que correspondem a vários países americanos, como México, Uruguai, Paraguai, Honduras, Cuba, Equador, Nicarágua, dentre outros. Especificamente sobre o território mexicano, em 1519 lá chegou o navegador espanhol Hernán Cortés (1485-1547), então dando início às várias influências espanholas no país.

A parte da América que ficava sob a dominação espanhola, incluindo pedaços de terra que atualmente correspondem a estados dos Estados Unidos, formavam a chamada Nova Espanha.

Assim, já adiantamos que vários dos nomes que são comuns e populares no México também podem ser facilmente encontrados na Espanha e em demais países falantes da língua espanhola. Isso reforça as ligações entre esses países.

Mas… E fora das páginas históricas, o que se fala sobre o México?

Se você era criança na década de 90, certamente observou a febre que eram os seriados Chaves e Chapolin. Curiosamente, uma febre “tardia”, já que essas produções mexicanas estrearam por lá na década de 70 e na década de 80, respectivamente.

Sucesso na TV aberta brasileira da época, esses programas continuaram a ser um grande sucesso no Brasil, até há pouco tempo sendo exibidos na TV paga.

E, claro, não poderíamos deixar de mencionar as grandes novelas mexicanas como Maria do Bairro, Marimar e A Usurpadora, todas muito famosas aqui no Brasil também na década de 90.

Será que você lembrava de tudo isso?

E se você pensa que o sucesso das novelas mexicanas cessou naquela época, não deve estar lembrando de Rebelde, novela mexicana dos anos 2000. Recentemente, o serviço de streaming Netflix lançou a versão brasileira dessa novela.

Nossa lista de referências ficcionais sobre o México não existiria sem o simpático, corajoso e veloz ratinho Ligeirinho, dos Looney Tunes. Com seu enorme sombrero (chapéu, em nossa língua) amarelo, destaca-se nos desenhos por correr enquanto brada “Arriba! Arriba!”.

Mas sempre dá para conhecer um pouco mais sobre alguma cultura, né? E um jeito bem interessante de fazer isso é conhecendo os nomes que estão dentre os preferidos dos mexicanos.

Se você tem curiosidade de saber quais são os nomes mais comuns e bonitos para meninas no México, é só continuar a leitura que vamos mostrar os principais deles para você!

Tópicos

Nomes Mexicanos Portugueses comuns e populares


nomes-mexicanos-femininos

  • Adriana

Quer dizer “aquela que vem da Ádria”, também podendo ter como significado “aquela que é escura”. Variante feminina de Adriano, é preciso entender a origem deste nome masculino.

Surge de Adrianus, nome latino entendido como “natural da Ádria”, então indicando pessoas nascidas ou vindas dessa a cidade localizada ao norte da Itália. Alguns estudiosos entendem que Ádria tenha surgido com relação a ater, palavra que em latim pode ser entendida como “preto”, “escuro”.

Essa hipótese teria relação com as areias de cor escura existentes na Ádria. Por extensão, pode indicar a cor da pele de uma pessoa. Mas também é admitido como é possível que essa cidade tenha seu nome ligado a Adar, o nome do deus do fogo adorado pelos heráclidas.

  • Alejandra

Com sonoridade bem forte, esse nome quer dizer “protetora do homem”, “defensora da humanidade”.

Surge como variante feminina de Alejandro, por sua vez variante em língua espanhola do nome Alexandre.

Logo, é nome que surge a partir do nome grego Aléxandros, vindo da combinação de aléxo, verbo cujo significado é “repelir”, “proteger”, com andrós, que significa “homem”. É nome que exprime força pelo significado que possui.

A versão masculina desse nome é bastante popular por influência de Alexandre Magno, que reinou na Macedônia entre os anos 336 e 323 a. C. Conhecido como Alexandre, o Grande, é o conquistador mais famoso do mundo antigo.

  • Ana

Na maioria esmagadora das vezes, sempre que o assunto é nomes femininos populares, aparece o nome Ana. Isso corrobora a afirmação de que esse é um dos nomes mais populares em todo o mundo ocidental.

Significando “graciosa”, “cheia de graça”, é um apresenta origem hebraica, vindo de Hannah, nome que tem esses mesmos significados, então refletindo a ideia de dádiva.

Tornou-se especialmente popular por haver na Bíblia mais de uma personagem assim chamada, com especial destaque para o Novo Testamento.

Nele, aparece Ana, também conhecida como Santa Ana, que teria sido a mãe da Maria, o que faria de Ana avó de Jesus Cristo.

  • Claudia

Forma feminina de Cláudio, significa “coxa”, “manca”. A origem do nome masculino está no nome latino Claudius, surgido da palavra claudus, cujo significado é literalmente “coxo”, “manco”.

A forma Claudius foi bastante utilizada na antiga Roma como nome de família, muito provavelmente por ter havido um patriarca com esse traço físico. Vários imperadores romanos vieram dessa família.

De acordo com estudiosos, inicialmente Claudia teria surgido como forma de se referir a pessoas com alguma deficiência física.

  • Constanza

É nome bem presente. Seu significado é “constante”, “perseverante”, “aquela que tem firmeza de ânimo”.

Sua origem está ligada ao nome masculino Constâncio, que surgiu do latim Constantinus, derivado da palavra constans, que apresenta como significado literal “constante”, “perseverante”, “que tem firmeza de ânimo”.

Por muito tempo Constans foi nome associado ao imperador Flavius Julius Constans Augustus, que governou o Império Romano de 337 a 350. 

Muito provavelmente, esse nome feminino surgiu é em Portugal com a grafia Constança, encontrado em obras portuguesas escritas durante os séculos XIII e XIV.

  • Daniela

É nome que não é estranho para nós brasileiros. Versão feminina de Daniel, significa “Deus é meu juiz”, “é o Senhor quem me julga”.

Logo, a origem de Daniela é encontrada na origem do citado nome masculino. Surge a partir do hebraico Danyyel, formado a partir dos vocábulos dan, que tem como significado “juiz”, e El, que tem como significado “Deus”.

Como esse nome apresenta referência a Deus, é considerado nome teofórico, contribuindo para sua popularidade principalmente dentre as pessoas mais religiosas.

  • Gabriela

Bonito e sonoro nome que vem a ser a variante feminina de Gabriel. Como esse nome masculino apresenta o significado de “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, atribui-se a Gabriela o significado de “mulher forte de Deus”.

É preciso entender a formação e a relevância do nome masculino. Gabriel é nome de origem hebraica, vindo da combinação dos elementos gébher (“homem”) e El (“Deus”). Esse é nome muito popular por motivos religiosos.

Nos relatos bíblicos, o arcanjo Gabriel aparece a Maria anunciando que ela se tornaria a mãe do Messias (Jesus Cristo), além de ter aparecido a Zacarias avisando que o filho de João Batista havia nascido.

A figura desse anjo também aparece na tradição islâmica, tendo sido esse anjo o responsável por transmitir a Maomé as revelações que originaram o Alcorão. 

  • Gloria

É nome bastante popular e que também é encontrado em diversos países. Seu sentido é bem literal: “glória”, “honra”.

Grafado sem acento agudo na língua espanhola, Gloria surge a partir do latim gloria, que significa “glória”, surgindo por influência de uma das invocações a Virgem Maria, sendo por isso o nome que carrega religiosidade.

  • Isabel

Trata-se de um nome bastante popular em diversos países, principalmente Portugal e Espanha. O significado de Isabel costuma ser dado como “pura”, “casta” e, ainda, “aquela que cumpre as promessas”.

Esse nome é a forma espanhola e portuguesa de Elizabeth, nome bem popular em língua inglesa. Elizabeth surge do hebraico Elishebba, que significa “Deus é abundância”, “Deus é juramento”, sendo esses os significados atribuídos, consequentemente, a Elizabeth.

O nome Isabel era bastante frequente de entre membros de diversas realezas, como a espanhola, a portuguesa e a francesa, aqui cabendo especial destaque para uma das rainhas espanholas, Isabel I (1451-1504).

Também conhecida como Isabel de Castela e Isabel, a Católica, dentre outras ações é conhecida por patrocinar as viagens do navegador genovês Cristóvão Colombo (1451-1506), que chegou à América in viagem realizada em 1492.

  • Juana

É a variante feminina de Juan, assim como temos em nosso idioma João e Joana. É nome que tem como significado “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”, “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”.

É preciso entender a origem de Juan para entender a desse nome. Juan está ligado ao hebraico Iohanan, Yehokhanan, compostos a partir de Yah, que significa “Deus”, “Jeová”, e hannah, que significa “graça”, então formando os significados que apresentamos.

Passou a ser um nome mais escolhido após a Reforma Protestante.

Pode ser considerado nome bíblico, pois de acordo com o Novo Testamento bíblico, junto com Maria Madalena e os doze apóstolos, havia uma mulher chamada Joana também servindo a Jesus Cristo.

Há uma personalidade bastante famosa que contribui para a popularidade desse nome: Joana d’Arc (1412-1431), a Donzela de Orléans, padroeira da França e conhecida como heroína por suas ações durante a Guerra dos Cem Anos.

Queimada viva em 1431 pelos seus inimigos em um ato de fé, foi canonizada pela Igreja Católica em 1920. Segundo sua história, Joana dizia ter visões do arcanjo Miguel, de Santa Margarida e de Santa Catarina, todos instruindo-a sobre como ajudar Charles VII a livrar a França do domínio inglês.

Na época ainda não coroado rei, Charles VII enviou Joana e um exército ao Cerco de Orléans, batalha da qual os franceses saíram vitoriosos.

  • Luna

É um belo nome de origem espanhola que tem inspirado outras culturas, dentre elas a brasileira. Significa “Lua”, “a iluminada”, “a feminina”.

Sua origem é encontrada no latim, língua na qual a palavra luna quer dizer precisamente “Lua”. Geralmente, a Lua é vista como capaz de simbolizar esperança, luminosidade e feminilidade, daí o significado do nome Luna ser ampliado para “a iluminada”, “a feminina”.

Na antiga mitologia romana, Luna é apresentada como encarnação divina da Lua, geralmente vista como o complemento feminino do Deus Sol.

Entretanto, muitas vezes Luna é citada, na realidade, como epíteto à outra deusa: Diana, a deusa da Lua na mitologia romana. 

  • María

Este é um dos nomes mais populares no mundo ocidental. Seu significado costuma ser entendido como “senhora soberana”, “vidente”, “a pura”.

Sua origem é considerada incerta, mas a hipótese mais defendida é a de ter se originado do hebraico Myriam, então significando “senhora soberana”, “a vidente”. Já outra hipótese diz ter surgido do sânscrito Maryáh, cujo significado é “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

Ainda, pode significar “amar”, nesse caso tendo relação com mry, que em egípcio tem esse significado. Alguns estudiosos entendem que esse nome queira dizer “mar de amargura”, “a forte”, “a que se eleva” ou, ainda, “estrela do mar”.

Já outra vertente acredita que tenha vindo de Maryam, surgido das palavras assírias Yamo Mariro, então significando “oceano azedo”, “ácido”.

Essa última hipótese é bem pouco mencionada. María é nome bastante popular por influência da Bíblia, sendo Maria a mãe de Jesus Cristo. Mas segundo estudiosos, desde antes dos tempos bíblicos esse nome já existia.

Um dos títulos atribuído à Virgem Maria é Stella Maris, que em latim significa “estrela do mar”, inclusive um dos significados mencionados para esse nome.

No México, tão popular quanto María são as combinações feitas com ele, principalmente María Carmen, María Guadalupe, María Lourdes e María de Jesús.

Nota: Vale destacar que em espanhol a grafia comum é María, acentuando o nome.

  • Mariana

É nome que apresenta algumas possíveis origens, como “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”, “senhorinha soberana”, “a purinha”, “pertencente a Mário”, “descendente de Mário”, havendo mais de uma hipótese para seu surgimento.

Uma delas é ter surgido de Marianne, resultado em língua inglesa da junção dos nomes Mary (Maria) e Ann (Ana), sendo por isso necessário compreender cada um desses nomes.

Maria possui alguns significados possíveis, podendo apresentar origem hebraica e sânscrita; costuma ser ligado aos significados de “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

Já Ana, vem do hebraico Hannah, que quer dizer “cheia de graça”. Daí os possíveis significados de “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa”.

Segundo outra hipótese, Mariana teria vindo do francês, em que Marianne é compreendido como forma diminutiva de Marie, variante nesse idioma de Maria. Por isso, passaria a ter os significados de “senhorinha soberana”, “a purinha”.

Por fim, admite-se como possível ter surgido do vocábulo latino marianus, que resultou no nome masculino Mariano, do qual Mariana seria a variante feminina. Como Mariano é entendido como “relativo a Mário”, “pertencente a Mário”, Mariana herdaria esses significados.

A primeira hipótese que apresentamos costuma ser a mais difundida.

  • Mariangel 

Mariangel é o resultado da combinação de dois nomes, María e Angela, então ficando com o significado de “anja cheia de graça”, “anja cheia de graça divina”.

Assim, é preciso entender os significados desses nomes.

Maria é considerado nome de origem incerta, muito provavelmente vindo do hebraico Myriam, cujo significado é “senhora soberana”. Maria é nome bastante popular por conta da virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

É por isso que o nome é María e nomes compostos por ele tendem a ser relacionados à pureza e à grande graça da Virgem.

Já Angela, deriva do nome latino masculino Angelus, que significa “mensageiro”, “anjo”. 

  • Mía

De antemão, destacamos que a beleza e leve sonoridade desse nome disfarçam as questões complexas sobre sua origem.

Dependendo da hipótese considerada, esse nome pode significar “estrela do mar”, “minha”, “quem é como Deus?” ou “dor de quem muito quer, mas não pode ter filhos”.

Uma das hipóteses mais difundidas é ter surgido como forma diminutiva de Maria, utilizada no escandinavo, no alemão e no holandês. Maria também é nome de origem incerta, admitindo-se como provável que tenha vindo a partir do hebraico Myriam, significando “senhora soberana”.

Mas Maria também é entendido como “estrela do mar”, sendo a Stella Maris (estrela do mar em latim) considerada uma das representações da Virgem Maria. A origem de Maria também pode estar no egípcio mry, então significando “amar”.

Na mitologia egípcia, também pode ser encontrada a estrela do mar, ligada à deusa egípcia dos pobres e dos escravos, bastante representada como tendo atitudes maternais.

Pertence ao escandinavo e ao hebraico a associação do nome Maria ao lamento de alguns casais por não poderem ter filhos, ideia que costuma ser associada a Mía.

Sendo Maria o nome da mãe de Jesus Cristo e Mía considerado a forma diminutiva desse nome, Mía também é visto com a simbologia da pureza por influência da Virgem.

Já pela última hipótese a apresentar, Mía estaria ligado ao pronome italiano mia, que significa “minha”.

  • Mónica

Tem como significado “só”, “solitária”, “viúva”.

Com origem considerada incerta, costuma ser apresentada como a mais provável hipótese ter surgido de Mónikos, nome grego derivado da palavra também grega mónos que, significado “um”, tendo seu sentido ampliado para “só”, “solitária” e, ainda, “viúva”.

Algumas pessoas entendem esse nome com o significado de “conselheira”, julgando que sua origem está no verbo latino monere (“aconselhar”). Entretanto, essa hipótese não deve ser considerada, não havendo elementos que a sustente.

Nota: Em espanhol, a grafia é Mónica, com acento agudo. 

  • Norma

Com sonoridade forte, traz o significado de “mulher do norte”.

Surge como variante feminina de Norman, nome por sua vez surgido no inglês antigo Northman, derivado do nome germânico antigo Nordemann, significado literal é “homem do norte”.

Vale apontar que esses nomes estão baseados em palavras que existem nesses idiomas até hoje; no inglês north e man, respectivamente significando “norte” e “homem”, e no germânico norden e Mann, também, respectivamente, “norte” e “homem”.

De acordo com estudiosos, o nome Norma surgiu na Inglaterra por volta do século XIII, mas só passou a ser popular séculos depois, quando o compositor italiano Vincenzo Bellini (1801-1835) lançou em 1831 a ópera Norma. 

  • Rosa

É nome que encanta por se referir à flor rosa, então carregando a simbologia da feminilidade e da beleza, como acontece com nomes femininos que derivam de nomes de flores.

O nome Rosa significa “tipo famoso”, “espécie famoso”, “bela flor”, “rosa”, contando com mais de uma hipótese deu origem.

De acordo com a hipótese mais antiga, surgiu a partir das palavras germânicas hrod, que significa “fama”, e heid, que significa “espécie”, “tipo”, palavras que levaram ao surgimento de Rohese, nome no antigo inglês.

Esse nome teria passado a Rose já na Idade Média, posteriormente originando a variante portuguesa e espanhola Rosa. Já de acordo com a outra hipótese, surgiu através do latim rosae, que significa “rosa”, fazendo referência à flor.

Ainda hoje nas línguas inglesa e alemã a palavra rose existe, nomeando a flor rosa.

Para muitas pessoas, esse nome também pode ter apelo religioso, sendo Rosa Mística um título poético dado a Maria, mãe de Jesus Cristo, em virtude das muitas aparições que teriam ocorrido de 1947 a 1984 em Montichiari e Fontanelle, na Itália. 

  • Teresa

É nome que quer dizer “natural de Tera”, “habitante de Tera”, também podendo significar “colher”, “verão”.

Uma das possíveis origens desse nome é ter surgido relacionado a Therasia, nome grego que, estabelecendo relação com o nome da antiga ilha grega Tera, significa precisamente “natural de Tera”, então indicando pessoas vindas ou residentes nesse lugar.

O nome da ilha, por sua vez, surge a partir de ther, que em grego significa “animal selvagem”. Mas há estudiosos que admitem outras possibilidades de origem para Teresa, ainda que todas calcadas na língua grega.

Pode ter surgido a partir de therizo, cujo significado é “colher”, ou a partir de theros, cujo significado é “verão”.

Também há quem considere ter surgido a partir de Taragia, nome de um importante patriarca da cidade de Constantinopla; essa hipótese pode ser considerada a menos provável, já que há poucos elementos que a sustentam.

Na Idade Média, foi nome bem popular na Espanha e em Portugal por influência de Santa Teresa de Ávila (1515-1582), freira fundadora da Ordem das Carmelitas Descalças.

  • Ximena

Nome feminino bem comum no México, tem sua origem ligada ao sobrenome espanhol Ximenes.

Ximena quer dizer “filha de Simão”, também podendo ser entendido como “filha do ouvinte”, “filha daquele que ouve”. O sobrenome Ximenes surgiu como um patronímico, ou seja, sobrenome que faz referência ao nome do pai.

No caso, indicando o nome Ximon, uma alteração de Simon (mais conhecido em nosso idioma como Simão). Esse nome masculino surge do hebraico Shimon, derivado da palavra shamá, que significa “ouvinte”.

Como Ximena quer dizer “filha de Simão”, seu sentido pode ser ampliado para “filha do ouvinte”, “filha daquele que ouve”.

Nomes Mexicanos Femininos Bonitos e Chiques


  • Alicia

É nome que quer dizer “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, “de sangue nobre” e, ainda, “respeitada”, “majestosa”, sendo por isso considerado nome que reflete sofisticação e nobreza.

Surge como variante espanhola para Alice, nome de origem germânica, a partir do diminutivo de Adelaide. Já esse nome remete ao também germânico Adalheidis, que resultou no francês antigo Adaliz, do qual Alice e, consequentemente, Alicia surgiram.

O originário nome germânico é composto a partir de adal, que quer dizer “nobre”, unido a heidis, que quer dizer “tipo”, “espécie”. Pela sua simbologia remetendo a nobreza, esse nome tem seu sentido ampliado para “majestosa”, “respeitada”.

  • Alma

É, sem dúvidas, nome inspirador e bastante curioso, pois existe mais de uma hipótese considerada para a sua origem.

Pode significar “a que nutre”, “a que alimenta”, “a que dá a vida”, “proteção” ou mesmo “alma”.

Pode ter vindo do vocábulo latino almus, entendido como “que nutre”, “que alimenta”, “nutritivo”.

Alguns estudiosos indicam que pode ter vindo de helm, palavra germânica que significa “elmo”, tendo seu sentido ampliado para “a proteção”, “defesa”.

Por fim, sua origem pode estar na língua espanhola, vindo de alma, que significa “alma”, ou seja, a parte imaterial do ser humano, de acordo com a filosofia e a religião.

  • Blanca

É a versão em língua hispânica de Branca, então apresentando como significados “branca”, “brilhante”.

Pode ser considerado variante de nomes hispânicos como Alba, Nieves e Albina, todos trazendo como significado “branca”, e também ligados à devoção cristã.

Isso porque nessa devoção, a cor branca é constantemente associada à Virgem Maria, carregando o conceito teológico da pureza, da limpeza.

Também pode ter sua origem ligada ao germânico Blank, cujo significado é “branco”, “brilhante”.

  • Catalina

É a versão em língua espanhola do nome Catarina, cujo significado é “pura”, “casta”.

De origem grega, veio de Aikaterhíne, derivado de katharós, que significa “pura”, “casta”. Surgindo na Inglaterra no século XI, por lá se popularizou quatro séculos depois; no final do período medieval, as grafias Catherine e Katherine eram as mais comuns.

Em Portugal, surgiu precisamente com a grafia Catalina no início do século XV.

Foi nome muito popular por influência de Santa Catarina, a jovem conhecida por ter convencido pessoas a se converterem ao cristianismo e por ter sido torturada ao recusar participar de cerimônias pagãs.

  • Diana

Pode ser compreendido a partir de diferentes significados, sendo eles “divina”, “aquela que ilumina”, “a luz do dia”.

Nome bastante popular em diversos países, é empregado como nome próprio desde os tempos do Renascimento, então sendo nome que atravessa vários séculos. Sua origem está na palavra latina diana, derivada do também latim dius, que quer dizer “divina”.

No latim arcaico, apresentou como grafia Diviana, com seu sentido compreendido como “da natureza de Divia”. Na mitologia romana, tanto Divia quanto Diana são nomes conferidos à deusa da Lua, da caça e das florestas, em geral seguido pelo significado de “aquela que ilumina”.

A alta popularidade desse nome está até hoje ligada à princesa Diana da Inglaterra, que morreu em um acidente de carro em 1997. Também chamada de Lady Di e tendo como apelido “princesa do povo”, é uma figura muito querida pelos ingleses.

  • Irma

Forte nome que tem como significado “todo”, “universal”.

Acredita-se ter surgido como apelido para nomes germânicos como Irmina, Ermentrudes, Armina e demais nomes iniciados por Ermen, Armin, Irmin e Ermin, significando “todo”, “universal”.

Compartilha com o nome germânico Emma a mesma origem, sendo que Emma passou a ser utilizado em língua inglesa por volta do século XIX.

  • Luz

É, sem dúvidas, nome bonito e cujo significado pode ser facilmente compreendido. Significa “a que ilumina”, “iluminada”, “luminosa”, “esclarecida”.

A sua origem está na palavra latina lux, vindo das raízes lyke, luc, luk, significando precisamente “luz”. Então, seu sentido é ampliado para “a que ilumina”, “iluminada”, “luminosa”, “esclarecida”.

Esse nome é bem comum na Espanha e em países falantes da língua espanhola. Segundo estudiosos, surgiu na Espanha a partir de Nossa Senhora da Luz, um dos vários títulos que são atribuídos à Virgem Maria, o que contribui para a popularidade desse nome, além de encantar por carregar a simbologia da luz.

  • Margarita

Tem como significado “pérola”, surgindo a partir do nome latino Margarita, este vindo do grego margarítes, que significa “pérola”.

Já a palavra grega tem sua origem no persa murvarid, murwari, entendido como “criatura de luz”. Já na Idade Média esse nome era bastante popular em vários países europeus, principalmente dentre os cristãos, influenciados por Santa Margarita de Antioquía (em nosso idioma, Santa Margarida de Antioquia).

De acordo com sua história, filha de um sacerdote pagão, desde muito nova Margarida já se dedicava ao Cristianismo. Seu pai ordenava que ela abandonasse sua fé ou, então, sofreria um grande castigo.

Mesmo tendo sido levada para diante de um juiz, Margarida recusou-se a abrir mão de sua fé, decisão que fez com que sofresse vários castigos psicológicos e físicos – e as marcas desse tipo de castigo desapareciam em poucos dias.

É dito que em seu cárcere, o mal em forma de dragão a visitou e a engoliu. Margarida teria escapado do ventre da criatura tendo em suas mãos um grande crucifixo.

Além de todos esses elementos que contribuem para a popularidade do nome Margarita, vale destacar que em espanhol margarita é o nome dado à flor que conhecemos como margarida. A relação com essa flor que encanta pela simplicidade de sua beleza é outro ponto envolvido na popularidade desse nome.

  • Maribel

Entendido com o significado de “Deus é meu amado juramento”, “jurada amada de Deus”, é o resultado da união dos nomes espanhóis María e Isabel, sendo assim necessário entender o significado de cada um deles.

María, como já vimos, é nome cuja origem é considerada incerta, tendo como hipótese mais provável ter surgido do hebraico Myriam, cujo significado é “senhora soberana”, “a vidente”.

Apesar de María ter sido nome bastante difundido por conta da Bíblia, sendo o nome da mãe de Jesus Cristo, já existia antes da Bíblia, muito provavelmente ligado ao sânscrito Maryáh, que quer dizer “a pureza”, “a virtude”, “a virgindade”.

Já Isabel significa “pura”, “casta”, “aquela que cumpre promessas”, correspondendo em língua espanhola a Elizabeth, nome que surge a partir do hebraico Elishebba, que significa “Deus é juramento”.

Pela combinação de significados dos nomes María e Isabel, também é possível considerar Maribel carregando o sentido de “senhora soberana cuja Deus é juramento”.

  • Melanie

Não é um nome de origem hispânica. É inspirado em países onde a língua inglesa falada, sendo Melanie nome mais popular nesses lugares.

Significa “escura”, “negra”. Esse nome possui origem grega, vindo de melas, palavra que quer dizer “pigmento”, “escuro”, “preto”.

Apesar da popularidade de Melanie, principalmente associada a países falantes da língua inglesa, a versão francesa Mélanie é a grande responsável pela influência desse nome.

  • Micaela

Nome também conhecido no Brasil, significa “quem é como Deus?”, no sentido de frisar que ninguém pode ser comparado a Ele, por isso entendido como um nome capaz de refletir humildade.

É considerado a variante feminina de Miguel, nome que surgiu do hebraico Mikhael, resultado da combinação de mikhayáh com El (“Deus”, “Jeová”), estão aparecendo o sentido de “quem é como Deus?”.

Na Bíblia, Miguel é o nome do arcanjo citado como um dos principais protetores do povo, além de um líder do exército de Deus; isso contribui para a popularidade do nome Miguel e, consequentemente, de Micaela.

Ainda, é o nome de uma santa: Santa Micaela (1809-1865). Nascida em uma aristocrata família espanhola, foi a fundadora da Congregação das Adoradoras Escravas do Santíssimo Sacramento e da Caridade.

  • Milagros

É um dos vários nomes hispânicos femininos que estão ligados à devoção cristã. Nesse caso, Milagros significa “milagres”, em referência a Nuestra Señora de los Milagros (Nossa Senhora dos Milagres), uma das várias invocações à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.

É, portanto, nome que carrega bastante força, fé e ideia de milagre.

  • Paola

Quer dizer “pequena”, “de baixa estatura”. Surgiu inicialmente no italiano como forma feminina de Paolo, nome que veio do latim Paullus, derivado de paullo, cujo significado é “pequeno”, “baixo”.

Alguns estudiosos acreditam que esse significado também possa ser entendido de forma metafórica, indicando alguém humilde, dotado de humildade. Esse nome feminino herda da forma masculina Paolo (também Paulo ou Paul, a depender do idioma) sua popularidade.

São Paulo é considerado um dos grandes propagadores do Cristianismo, além de ser conhecido como um dos apóstolos de Jesus Cristo e autor de 13 epístolas presentes no Novo Testamento. 

  • Paulina 

É nome que apresenta como significado “de Paula”, “pertencente à Paula”, “da pequena” e, ainda, “e pertencente àquela de baixa estatura”.

Surge, como mostram seus significados, ligado à Paula, variante feminino de Paulo, nome que surgiu do latim Paullus, a partir de paullo, nome que significa “pequeno”, “baixo”.

Paulo e Paula também podem ser entendidos de forma metafórica, então apresentando o sentido de “humilde”, “pessoa que tem humildade”.

O nome Paulina e o que acabamos de ver, Paola, ficaram bastante conhecidos como nomes mexicanos na década de 90 por conta da novela mexicana La Usurpadora (A Usurpadora, no Brasil), que conta a história das irmãs gêmeas Paola e Paulina Bracho.

  • Regina 

É nome que tem como significado “rainha”, “senhora absoluta”, “a maior”. Surge do latim Regina, nome que tem como significado literal esses que foram apresentados.

É nome que vem de longa data, inclusive sendo encontrado na Inglaterra desde o século XIII. Por muito tempo Regina foi nome particularmente popular dentre os cristãos.

Isso ocorreu por influência de Regina Cæli, que em latim significa “Rainha do Céu”, um dos títulos que são atribuídos à Virgem Maria. Há uma oração com esse nome.

Nota: Por um tempo, a origem de Regina esteve confundida com a do nome germânico Regino, este vindo de ragin, palavra que quer dizer “conselho”. Apesar de semelhantes na grafia, as origens desses nomes não têm relação entre si. 

  • Reyna

Surgiu inicialmente como apelido do nome que acabamos de ver, assim também significando “rainha”, “senhora absoluta”, “a maior”.

Veio do latim Regina, nome com esses mesmos significados. Segundo documentos, desde o século XIII esse nome já aparecia na Inglaterra, tendo como grafias Regina e Reina, esta bem semelhante a Reyna, apelido em língua espanhola de Regina.

Assim, Reyna tem sua popularidade relacionada a Regina, nome especialmente querido dentre os cristãos por conta de Regina Cæli, forma latina de Regina Caeli ou mesmo Regina Coeli, que quer dizer “Rainha do Céu”, um dos títulos atribuídos à Virgem Maria e nome de uma oração

  • Rocío

Nome comum na Espanha, significa “orvalho”.

Tem sua origem encontrada na palavra rasah, que em sânscrito significa “umidade”, então em referência às gotas que ficam acumuladas nas folhas, isto é, em referência ao orvalho.

Boa parte da popularidade desse nome está ligado ao fato de que nossa Senhora do Rocío é um dos nomes dados à Virgem Maria, logo, dotado de certa religiosidade.

Esse título faz referência ao raiar de um novo dia, indicando um dia iluminado e nova esperança.

  • Romina

Nome bem comum no México, significa “habitante de Roma”, “aquela que nasceu em Roma”.

Surge a partir do nome masculino latino Romanus, cujo significado literal é “romano”, “habitante de Roma”, “aquele que nasceu em Roma”.

Assim, Romina herda desse nome masculino latino seu significado.

  • Sofía

É nome muito comum de ser encontrado em diversos países. Tem o belo e forte significado de “sabedoria”, também podendo ser entendido como “a sábia”.

Surgiu a partir do grego sophia, que significa “sabedoria” e, por extensão, “a sábia”. Alguns estudiosos indicam esse nome como a forma feminina da santidade Verbo. Os primeiros cristãos consideravam que Sofia era a personificação da sabedoria.

De acordo com documentos, desde o século IV esse nome já era usado. Também é popular por influência de Santa Sofia, que viveu nos primeiros séculos depois de Cristo.

Segundo sua história, Santa Sofia era perseguida por Antíoco, prefeito de Roma na época, já que a jovem, convertida ao Cristianismo, dedicou sua vida a pregar as palavras de Cristo.

Na Turquia, está a Basílica de Santa Sofia. Muitas pessoas costumam entender que essa basílica é uma homenagem à santa, quando na realidade é uma homenagem à sabedoria em si. O nome romanizado dessa basílica é Agia Sophia, isto é, “santa sabedoria”.

  • Virginia

Tem com significado “virgem”, “donzela”. É nome de origem latina: sua raiz é o nome latino Virginia, derivado das palavras também latinas virgo, virginis, significando “virgem”.

Na mitologia romana, Virgínia foi uma jovem assassinada pelo próprio pai com o intuito de a salvar do cortejo de um oficial corrupto.

O nome Virginia, em espanhol grafado sem acento agudo, foi bastante popular no século XVIII, principalmente na Inglaterra e na França, após a publicação do romance Paul et Virginie (Paulo e Virgínia, em português).

Publicado pelo escritor francês Bernardin de Saint-Pierre (1737-1814) em 1788, essa obra foi traduzida para vários idiomas e considerada um clássico literário.

  • Yolanda

É um nome muito bonito tanto em sua sonoridade quanto em seu significado, que é “violeta”. Surge da palavra latina viola, que se originou do grego íole, ambas significando “violeta”.

É o nome de uma flor bem conhecida em praticamente todo o mundo. Em geral, flores são vistas como símbolo da beleza, delicadeza e feminilidade, características que passam ao nome Yolanda (e a demais nomes originados de nomes de flor).

Além disso, a cor violeta é entendida como símbolo do equilíbrio e da lucidez. Esse nome existe na Europa desde o período medieval, sendo Yolanda a grafia espanhola.

De acordo com estudiosos, a grafia Iolanda, existente em italiano e em língua portuguesa, é uma variante do nome espanhol.

Considerações Finais


E aí, o que você achou dos nomes femininos mexicanos que acabou de ler? Até que muitos deles também podem ser encontrados no Brasil, né?

Você escolheria um deles como o nome da sua filha? Não se esqueça de aproveitar os comentários para compartilhar conosco suas impressões! Qual nome você escolheria? Ou, ainda que não escolhesse nenhum, quais mais chamaram sua atenção?

Se você, assim como nós, gosta de conhecer nomes populares em diferentes culturas e seus significados, convidamos você a continuar ligado no nosso site para não perder demais textos do tipo que estão vindo por aí. Até sua próxima visita.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Nomes Femininos Mexicanos possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.