O melhor site sobre frases, mensagens e pensamentos.

Sobrenomes Japoneses


Se você falar com alguma pessoa o nome do país Japão, vários aspectos muito provavelmente passarão pela cabeça dessa pessoa: organização, modernidade, desenvolvimento, culinária, animes e por aí vai.

Outro ponto bastante característico do país é o respeito pela tradição e pela própria cultura, pontos que se refletem no objetivo do presente texto: os sobrenomes japoneses.

Apesar de os sobrenomes japoneses estarem espalhados por todo o mundo devido a fluxos migratórios do passado e ao movimento de pessoas que decidem (ou precisam) residir em outros países, pouco se sabe sobre esses sobrenomes.

Por exemplo, você sabia que o comum no Japão e em demais países orientais é que o sobrenome seja apresentado antes do primeiro nome?

Isso é um traço tão forte da cultura deles que o premiê japonês Shinzo Abe abriu debate para que os documentos oficiais (como passaportes) e a imprensa internacional, principalmente a ocidental, passasse a grafar os nomes deixando em primeiro plano o sobrenome. Em termos práticos, o nome do premiê, por exemplo, passaria a ser escrito como Abe Shinzo.

Outra curiosidade relacionada aos sobrenomes japoneses é o direito a eles. Bom, até o fim do chamado período da Era Edo (1603 a 1867), somente nobres e samurais tinham o direito de possuir um sobrenome – e mesmo assim, apenas no caso de o imperador japonês ter concedido algum título a essas pessoas.

Entretanto, algumas pessoas passaram a se dar sobrenomes, o que obviamente não agradou muito. Para resolver a situação, o shogunato (líder do país na época) proibiu que pessoas consideradas comuns tivessem sobrenome.

Os anos passaram e em 1870, precisamente no mês de setembro, foi promulgada uma lei que permitiu aos plebeus terem sobrenome; ainda receosos, principalmente com medo de terem que pagar impostos, apenas em 1875 de fato houve a decisão pelo uso de sobrenomes, ano em que se tornaram obrigatórios. E aí chegamos à grande variedade de sobrenomes japoneses…

A escolha do sobrenome acabou levando em consideração fatores muito diversos. Algumas famílias escolhiam o sobrenome de alguém que era muito poderoso em uma região, o que fez com que várias pessoas tivessem o mesmo sobrenome, mas sem nenhuma ligação sanguínea.

Tiveram as famílias que escolheram sobrenomes levando em consideração simbologias, mas também tiveram aquelas que inventavam nomes de família (em alguns casos, as escolhas foram bem estranhas, como forma de protesto diante do fato de os sobrenomes passarem a ser uma obrigação). Dentre os fatores diversos buscados para formar o sobrenome, podemos listar:

  • Elementos da natureza.
  • Pontos cardeais.
  • Direção (exemplo: naka, que significa “dentro”, “do meio” ou hidari, “esquerda”).
  • Profissões.

Além de todas essas curiosidades, quando falamos do idioma japonês precisamos falar dos kanjis, que é o alfabeto utilizado nessa cultura.

Como você verá em diversos momentos do nosso texto, apresentaremos um sobrenome indicando que seu significado é o mais provável, dizem significar ou comumente encontrado com o significado de.

Isso se deve ao fato de que existem diversas formas de escrever um nome ou sobrenome em japonês e a depender do kanji utilizado, o significado da palavra será alterado. Assim, caso você encontre aqui um sobrenome com significado diferente do que você viu em outro lugar, é bem possível que essa diferença se deva ao kanji no qual se baseou.

Gostou das curiosidades? Então, agora é a hora de conhecer alguns dos sobrenomes japoneses que trouxemos para você.

Sobrenomes mais comuns e populares no Japão


sobrenomes-japoneses-lista-completa

  • Aoki

Este sobrenome comumente aparece com os significados de “árvore verde” ou “árvore azul”.

Chieko Aoki é uma empresária japonesa que foi naturalizada brasileira; alguns a chamam de Dama da Hotelaria brasileira. É também o sobrenome do DJ estadunidense Steve Aoki.

  • Arai 

Seu significado é “poço novo”, “nova residência”.

  • Endo 

O seu significado é “distante glicínia”.

Yasuhito Endo e Wataru Endo são jogadores de futebol com este sobrenome japonês.

Nota: A glicínia é o nome popular de uma planta que se chama wistéria, também conhecida pelo apelido de flor da ternura

  • Fukushima 

Alguns podem conhecer este nome por conta da cidade de Fukushima, no Japão; lá, em 2011, houve um acidente nuclear. Mas é também um sobrenome bastante comum, cujo significado é “ilha da boa sorte”.

Jun Fukushima é um narrador e dublador, afiliado da Arts Vision.

  • Fujimoto 

Seu significado é “origem da glicínia”, sendo fuji palavra que designa “glicínia”, “wistéria”.

Tatsuki Fujimoto é um mangaká. Já Sosuke Fujimoto, um arquiteto.

  • Furukawa

Acredita-se que seu significado seja “rio antigo”. É, ainda, o nome de uma cidade localizada na província de Miyagi.

Esse é o sobrenome do ator Yuki Furukawa e do dublador Makoto Furukawa.

  • Ichikawa 

Quer dizer “rio da cidade”. É também o nome de uma cidade localizada na província de Chiba.

  • Igarashi 

Sobrenome cujo significado a ele relacionado é “cinquenta tempestades”.

Kanoa Igarashi é um surfista com este forte sobrenome.

  • Hara 

É dito que seu significado é “campo”.

Ainda, localizado em Hizen, uma província japonesa, está o Castelo Hara; durante a chamada Rebelião Shimabara (1637-1638), os insurgentes japoneses lá se refugiaram.

Setsuko Hara foi considerada a atriz lenda do cinema japonês.

  • Harada 

Significa “plantação no campo”.

Yasuko Harada foi uma importante escritora, tendo recebido vários prêmios literários. É, ainda, o sobrenome do ex-motociclista Tetsuya Harada.

  • Hashimoto 

Significando “base da ponte”, “origem da ponte”, é um sobrenome bastante comum. Nele, encontramos hashi (“ponte”) e moto (“base”, “raiz”, “origem”).

Não raro encontramos quem traduza esse sobrenome como “ponte original”, “ponte primária”.

Shinobu Hashimoto foi um famoso roteirista, cineasta e produtor de cinema japonês. Ryutaro Hashimoto foi um político, tendo ocupado por dois anos o cargo de primeiro-ministro.

Outra personalidade com tal sobrenome foi Hakaru Hashimoto, importante médico e cientista, responsável pela descrição da doença que ficou conhecida como tireoide de Hashimoto.

  • Hattori

Identificamos nele as palavras roupa e aliança, fazendo supor que signifique algo como “aliança de roupas”; é bem possível que tal sobrenome tenha surgido para indicar famílias que trabalhavam com confecção de roupas ou mesmo com criação de bicho da seda.

Também pode aparecer com o primeiro nome, caso do grande e famoso ninja Hattori Hanzo.

  • Hayashi 

Seu significado é “bosque”. Esse nome ficou conhecido por terem existidos alguns clãs assim chamados.

  • Higuchi 

Com o possível significado de “bica d’água”, este é outro sobrenome japonês bem comum.

A escritora Ichiyo Higuchi (nascida Natsu Higuchi) foi uma poeta e romancista japonesa, considerada a primeira escritora de destaque dos tempos modernos no país.

Tokihiko Higuchi é um ex-jogador de voleibol, tendo competido na Olimpíadas de 1964.

  • Hirano 

Significa “campo plano”.

Ryoichi Hirano é um bailarino japonês, atualmente um dos primeiros bailarinos do Royal Ballet de Londres. Existem outras personalidades com esse sobrenome, como o cantor e ator Sho Hirano e a dubladora, atriz e cantora Aya Hirano.

  • Hirata 

Acredita-se que signifique “arrozal pacífico”.

Itsuki Hirata é uma lutadora de MMA.

  • Hirose 

É comum encontrá-lo com o significado de “largo e raso”.

Rikuto Hirose é um jogador de futebol e Miyoko Hirose, ex-jogadora olímpica de voleibol.

  • Honda 

Embora bastante conhecido por conta da marca de automóveis e motocicletas Honda, também é um sobrenome bastante comum no Japão; inclusive, a marca possui tal nome por ter sido fundada por Soichiro Honda.

Formado pelas palavras hon (“verdadeiro”) e da (“arrozal”), passando a significar “arrozal verdadeiro”. Entretanto, vale destacar que alguns traduzem-no como “aquele que provém da base dos campos”.

É o sobrenome do jogador de futebol Keisuke Honda. Algumas pessoas podem reconhecer tal sobrenome por conta do jogo de video game chamado Street Fighter, sendo um dos personagens Edmond Honda (mais conhecido apenas como Honda).

  • Honma 

Esse é o nome de um clã que governou a província de Sado e que depois passou a ser utilizado como sobrenome. Não dispomos de informações específicas sobre seu significado.

  • Ikeda

É praticamente opinião unânime que este sobrenome significa “plantação com lago”.

Além de ser o nome de uma cidade na província de Osaka, o Japão teve um primeiro-ministro chamado Hayato Ikeda; é conhecido por ter prometido duplicar a renda per capta do Japão em um período de dez anos, tendo sido encarado como improvável na época, mas cujo sucesso foi obtido em sete anos.

  • Imai

Sobrenome que apresenta o significado de “poço atual”.

  • Inagaki 

Inagaki é um sobrenome um pouco complexo. Acredita-se que tenha sido criado por samurais em torno de 890 a.C., formado pelas palavras ina (refletindo destreza e perfeição) e gaki (refletindo o desejo por deixar um legado).

Desse modo, tal sobrenome significaria “fruto único”, “perfeição”. Mas é difícil precisar essas informações.

  • Inoue 

Seu significado é “em cima do poço”. Foi o nome de um clã samurai, talvez por isso tendo sido escolhido como sobrenome posteriormente.

Marina Inoue é uma dubladora e cantora japonesa, afiliada da Sigma Seven.

  • Ishibashi 

Significa “ponte de pedra”.

É o sobrenome das atrizes Honoka Ishibashi, filha do cantor Takaaki Ishibashi, e Shizuka Ishibashi.

  • Ishida 

É bem possível que seu significado possa ser entendido como “plantação pedregosa”.

  • Kaneko

Com o significado de “filho afortunado”, é um sobrenome bem comum no Japão.

Fumiko Kaneko foi uma anarquista japonesa. Kenichi Kaneko é um ator e artista plástico japonês naturalizado brasileiro. Já Yuki Kaneko, é um jogador de badminton.

Podemos citar, ainda, Fumi Kaneko a bailarina japonesa que é uma das primeiras solistas do Royal Ballet de Londres.

  • Kato

Formado pelos kanjis ka (“aumentar”, “acrescentar”) e to (“wistéria”, “glicínia”), comumente é apresentado com os significados de “flor da ternura que acrescenta”, “wistéria que aumenta”.

Daijiro Kato foi um motociclista japonês. É, ainda, o nome de uma cidade.

  • Katayama

Diz-se que seu significado é “montanha única”.

Ukyo Katayama é ex-piloto automobilístico e Tetsu Katayama, ex-Primeiro Ministro.

  • Kawamura

Quer dizer “aldeia do rio”.

Ryuichi Kawamura é um cantor, compositor e também piloto de corrida japonês; é mais conhecido por integrar a banda Luna Sea.

  • Kimura 

O significado deste sobrenome é “povoado com árvores”.

  • Kitamura 

É bastante comum que seja indicado “aldeia do norte” como seu significado.

  • Kawasaki 

Bastante conhecido por ser uma marca de motocicleta, também encontramos Kawasaki como sobrenome. É dito que seu significado é “extremidade do rio”.

A indústria Kawasaki teve início com Shozo Kawasaki, em 1878.

  • Kobayashi 

Este é considerado um dos sobrenomes mais comuns no Japão, estando no Top 10. É resultado da junção dos kanjis ko (“pequeno”) e hayashi (“floresta”, “bosque”), assim chegando ao significado de “pequena floresta”, “pequeno bosque”.

É o sobrenome do automobilista Kamui Kobayashi.

  • Kojima 

Quer dizer “pequena ilha”.

Hideo Kojima é um designer de jogos eletrônicos japonês, já tendo trabalhado para a Konami.

  • Komatsu 

O significado deste sobrenome é “pequeno pinheiro”. Está na lista de sobrenomes que também é nome de cidade.

  • Kudou 

O significado deste sobrenome pode ser um pouco engraçado para alguns: “glicínia habilidosa”, lembrando que glicínia é uma espécie de planta.

  • Kumagai

Acredita-se que seu significado seja “vale do urso”.

Saki Kumagai é uma jogadora de futebol.

  • Maeda 

Trata-se de um sobrenome bastante popular, tendo como possíveis significados “em frente ao arrozal”, “arrozal da frente”.

Podemos citar dois jogadores de futebol com esse sobrenome: Daizen Maeda e Ryoichi Maeda. Já Sae Maeda, é uma bailarina japonesa, também dançando pelo Royal Ballet de Londres.

  • Matsuda 

Comum encontrar sobrenomes japoneses que fazem referência à natureza, é dito que signifique “campo de pinheiros”.

Esse é o sobrenome do jogador de futebol Naoki Matsuda, falecido em 2011.

  • Matsumoto 

Geralmente, é apresentado com o significado de “origem do pinheiro”, “base do pinheiro”.

Jun Matsumoto é um cantor e ator, integrante da banda de J-pop (pop japonês) Arashi.

  • Matsumura 

Quer dizer “aldeia de pinheiros”.

Sayuri Matsmura é uma cantora, modelo e atriz. Já Hokuto Matsmura, um ator e cantor. Sokon Matsumura foi o mais notável carateca de sua época, tendo nascido por volta de 1800 (as fontes não são precisas quanto ao ano).

  • Matsuoka 

Sobrenome cujos significados mais relacionados a ele são “colina de pinheiros”, “colina coberta de pinheiros”, “terra de pinheiros”, é bem comum no Japão.

Yosuke Matsuoka foi um importante diplomata japonês: ganhou especial destaque por seu discurso na Liga das Nações em 1933, ou seja, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, encerrando a participação japonesa na organização.

  • Minami 

Exemplificando bem o fato de muitos sobrenomes terem surgido como referência à natureza ou a direção, Minami quer dizer “sul”.

  • Miyazaki

Trata-se de um sobrenome cuja tradução muitas vezes é entendida como “templo xintoísta que fica na montanha íngreme”, já que nele identificam-se miya (“templo xintoísta”) e zaki (“montanha íngreme”, “costa marítima”).

É, ainda, o nome de uma cidade japonesa conhecida por suas belezas naturais.

Nota: O xintoísmo é uma religião politeísta japonesa que é professada até hoje. Sua característica é, principalmente, a adoração de divindades que representam as forças da natureza. 

  • Miyake 

Significa “três casas”.

Kenta Miyake é um dublador e narrador. Issey Miyake é um designer de moda japonês. Existe, ainda, uma ilha assim chamada: Miyake Jima, uma ilha vulcânica conhecida como a ilha dos gases venenosos.

  • Miyata 

Acredita-se que signifique “plantação de arroz do santuário”.

É o sobrenome do dublador Koki Miyata.

  • Mizuno 

O significado desse sobrenome é “campo de água” e ganhou fama e destaque por conta da empresa Mizuno, mais conhecida por produzir calçados. A empresa foi fundada por Rihachi Mizuno e Rizo Mizuno.

  • Morimoto 

Com o bem provável significado de “base da floresta”, é um sobrenome japonês bem comum.

Takayuki Morimoto é um jogador de futebol.

  • Murakami 

Seu significado é geralmente passado como sendo “aldeia acima”, “vilarejo superior”, formado pelos kanjis mura (“aldeia”, “vilarejo”) e kami (“acima”).

É bastante conhecido em todo o mundo por conta do trabalho do escritor japonês Haruki Murakami.

  • Murata 

Seu significado é “plantação do vilarejo”.

  • Nagai 

Trata-se de um sobrenome que também é o nome de uma cidade. Existem dois possíveis significados para ele: “bem longo” e “para sempre”.

Kensuke Nagai é um jogador de futebol.

  • Nagata 

É um sobrenome cujo significado é dito ser “arrozal longo”.

Mitsuru Nagata também é um jogador de futebol.

  • Nakagawa 

Com o significado comumente entendido como “rio central”, é um sobrenome comum no Japão.

É o sobrenome do ator, modelo e apresentador Taishi Nakagawa e da cantora e atriz Shoko Nakagawa.

  • Nakamura 

Trata-se de um sobrenome que é bastante comum no Japão (estando entre os dez mais comuns) e no Brasil.

Formado pelos kanjis naka (“meio”) e mura (“vila”, “cidade”), seu significado mais difundido é “vila do meio”, havendo quem diga que significa apenas “da cidade” ou mesmo “meio da aldeia”.

É o sobrenome de Shunsuke Nakamura (jogador de futebol), de Asumiko Nakamura (mangaká), de Tomoya Nakamura (ator) e de Hikaru Nakamura (jogador de xadrez).

  • Nakanishi

Significa “centro do oeste”.

Chiyori Nakanishi é uma artista de muita fama no Japão. Já Eisuke Nakanishi, é um ex-jogador de futebol. E Rei Nakanishi, foi um romancista e compositor.

  • Nakano

O significado que geralmente aparece relacionado a este sobrenome é “campo central”.

  • Nishida

Quer dizer “plantação de arroz do oeste”.

Kitaro Nishida foi considerado um dos maiores filósofos japoneses do século XX. É, ainda, o sobrenome do jogador de voleibol Yuji Nishida.

  • Nishimura

Considera-se que significa “povoado do oeste”.

Encontramos na figura do jogador de futebol Takuma Nishimura uma das personalidades com esse sobrenome.

  • Nishiyama

Seu significado é “montanha do oeste”.

Hidetaka Nishiyama foi um importante mestre de caratê, sendo considerado o pioneiro do caratê moderno.

  • Nishizawa 

Quer dizer “pântano do oeste”.

O aviador Hiroyoshi Nishizawa foi um dos mais importantes e maiores na história da aviação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial, tendo alegado obter 87 vitórias aéreas.

  • Noda 

Este sobrenome carrega o significado de “plantação de arroz no campo”.

Além de ser o nome de uma cidade japonesa, é o sobrenome do político Yoshihiko Noda.

  • Noguchi 

Sobrenome cujo significado é “entrada do campo”. Soichi Noguchi é um astronauta.

  • Oda 

Significa “plantação de arroz pequena”.

  • Okada 

Este sobrenome traz o significado de “arrozal da colina”.

É um sobrenome bastante popular, como podemos ver pelas seguintes personalidades: Mokiti Okada (nascido em 1882, é fundador da Igreja Messiânica Mundual), Yukiko Okada (foi uma cantora, atriz e modelo japonesa), Kenzo Okada (foi um pintor), Junichi Okada (cantor), Nana Okada (cantora mais conhecida como Naachan) e Masaki Okada (ator).

  • Okamoto 

O significado comumente relacionado a este sobrenome é “base da colina”. Nobuhiko Okamoto é um dublador.

  • Ozaki 

Quer dizer, muito provavelmente, “extremidade do cabo”. Yutaka Ozaki foi um cantor de rock.

  • Ozu

Este curto e sonoro sobrenome japonês formado pelos kanjis o (“pequeno”) e zu (“porto”, “abrigo”, “refúgio”); assim, Ozu passa a ser um sobrenome que pode significar “porto pequeno”, “abrir o pequeno”.

Além de ser o nome de uma cidade, é o sobrenome do grande cineasta japonês Yasujiro Ozu.

  • Saito 

Seu significado é “flor da ternura que é pura”, formado por sai (“purificação”, “adoração”) e to (que se refere à planta wistéria que, como já vimos, além de também ser chamada de glicínia, tem o apelido de flor da ternura).

Há estudiosos que acreditam que tal sobrenome esteja ligado ao clã Fujiwara, influente na política japonesa.

Yoshitsugu Saito foi um militar do Exército Imperial japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

  • Sakamoto

Significa “parte de baixo da descida”.

Kyo Sakamoto foi um cantor e ator japonês. Curiosidade: O asteroide 6980 foi batizado de Kyusakamoto em sua homenagem.

  • Sasaki 

Este sobrenome quer dizer “árvore de apoio”, sendo resultado da união entre os kanjis sa (“ajudar”) e ki (“árvore”). A repetição do kanji sa muito provavelmente intensifica seu significado.

O clã Sasaki, formado por samurais, teve bastante importância durante os períodos Sengoku e Edo.

  • Sato 

É um sobrenome comum tanto no Japão quanto no Brasil, especialmente por conta da apresentadora Sabrina Sato.

O significado desse sobrenome é um pouco difícil de precisar: formado pelos kanjis sa (“ajudar”) e to (“glicínia”), pode ser entendido como “glicínia que ajuda”.

  • Seki 

Quer dizer “barreira”, “portão”.

  • Shimada 

O significado deste sobrenome é “plantação da ilha”, sendo shima “ilha” e da, “plantação”, “do arrozal”. Existe uma cidade assim chamada.

  • Shimizu 

Sobrenome cujo significado é “água pura”.

  • Shinkai 

É um sobrenome com bonita sonoridade e que significa “mar novo”, “oceano renovado”. Nele, reconhecemos os kanjis shin (“novo”) e kai (“oceano”, “mar”).

Makoto Shinkai é um famoso diretor e roteirista com este sobrenome.

  • Suzuki 

Esta palavra não deve ser estranha para você por conta das motos Suzuki. Seu significado, “árvore de sinos”, é formado pelos kanjis suzu (“sino”, um tipo de sino pequeno e redondo muito utilizado para gatos) e ki (“árvore”).

Michio Suzuki foi o inventor e empresário fundador da Suzuki Motor Corporation.

  • Takada 

O seu significado é “plantação alta”.

Kenzo Takada é um importante estilista, fundador da marca de perfumes, cosméticos e roupas que leva seu primeiro nome, Kenzo. Akane Takada é uma das primeiras bailarinas do Royal Ballet de Londres

  • Takahashi 

Formado pelos kanjis taka (“alto”) e hashi (“ponte”), quer dizer “ponte alta”.

Juri Takahashi é uma cantora, assim como Minai Takahashi. Já Rie Takahashi, é uma cantora e dubladora.

  • Takano 

Sobrenome cujo significado é “campo alto”. Ichigo Takano é uma mangaká.

  • Takayama

Trata-se de um sobrenome que carrega o significado de “montanha alta”.

Yoshihiro Takayama é um ex-lutador de MMA.

  • Takeda 

Quer dizer “arrozal do guerreiro”.

  • Takeuchi

Seu significado é “dentro do bambuzal”.

É um sobrenome bem comum, como mostram Miyu Takeuchi (cantora), Naoko Takeuchi (mangaká), Ryoma Takeuchi (ator) e Ryota Takeuchi (dublador).

  • Tamura

Este sonoro sobrenome japonês significa “povoado com arrozal”. Existe uma cidade com esse nome.

  • Tanaka 

É um sobrenome bastante comum no Japão. Não há clara definição sobre seu significado, havendo quem o entenda como “meio do arrozal” e quem o entenda como “morador do campo de arroz”, “trabalhador do campo de arroz”, compreendendo os kanjis ta e naka como “campo de arroz” e “meio”, respectivamente.

  • Taniguchi 

Sobrenome que significa “abertura do vale”.

O filósofo Masaharu Taniguchi tem esse sobrenome.

  • Toyota 

Está na lista de sobrenomes bem conhecidos por conta de empresas; no caso, a Toyota, empresa que produz automóveis e cujo fundador foi Kiichiro Toyota.

É formado pelos kanjis toyo (“fartura”, “abundância”) e ta (“arrozal”), significando “arrozal prospero”, “arrozal abundante”.

  • Tsuji 

O significado deste sobrenome é geralmente apresentado como “encruzilhada”.

Shintaro Tsuji é um empresário fundador da Sanrio Co., empresa que criou a gatinha Hello Kitty.

  • Uchida 

Quer dizer “dentro da plantação”.

Atsuto Uchida é um jogador de futebol.

  • Ueda 

Trata-se de um sobrenome que traz o significado de “plantação do topo”, “plantação de cima”.

  • Ueno 

Quer dizer “em cima da planície”.

É o sobrenome da bailarina clássica Mizuka Ueno.

  • Watanabe 

Este é um sobrenome muito famoso em todo o mundo, resultado dá união dos kanjis wata (“atravessar”, “cruzar”) e be (“beira”, “borda”), podendo significar “atravessar pela borda”, “atravessar pela beira”.

É o sobrenome do protagonista de Norwegian Woods, livro escrito por Haruki Murakami. Também é famoso por conta de Mutsuhiro Watanabe, militar apelidado de “o Pássaro”, que atuou no Exército Imperial japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

  • Yamada 

Carrega o significado de “arrozal da montanha”.

  • Yamaguchi 

Sobrenome que quer dizer “abertura para a montanha”.

  • Yamamoto 

Está na lista dos dez sobrenomes mais comuns no Japão. Formado pelos kanjis yama (“montanha”) e moto (“pé”, “base”), significa “base da montanha”, “pé da montanha”.

Isoroku Yamamoto foi um almirante japonês famoso por criar os planos de ataque à base de Pearl Harbor, na Segunda Guerra Mundial. Yohji Yamamoto é um designer de moda.

  • Yamanaka 

Tem o significado de “centro da montanha”.

  • Yamashita 

O significado deste sobrenome é “embaixo da montanha”.

  • Yamazaki 

Trata-se de um sobrenome que possui relação com ancestrais de guerreiros samurais. É formado a partir da reunião de yama (“montanha”) e zaki (“ponta”, “extremidade”, “península”). Considera-se que seu significado seja “extremidade da montanha”.

  • Yoshida 

Neste sobrenome, identificamos os kanjis yoshi (“sorte”, “boa”) e da (“arrozal, “plantação”), ficando o seu significado entendido como “boa plantação”, “plantação auspiciosa”, “plantação de sorte”. Alguns entendem seu significado como “arroz com sorte”.

Maya Yoshida é um jogador de futebol. E Miyako Yoshida, uma bailarina clássica.

  • Yoshioka 

Quer dizer “colina auspiciosa”.

  • Ywata 

Sobrenome que significa “plantação de arroz rochosa”.

Sobrenomes japoneses chiques e nobres


sobrenomes-chiques-e-nobres-do-japao

  • Akiyama 

É um lindo sobrenome cujo significado é “montanha do outono”.

Este nome também é conhecido pela existência do Clã Akiyama, do período Sengoku.

  • Araki 

É frequentemente encontrado ligado ao significado de “árvore silvestre”.

Hirohiko Araki é um mangaká e Ryotaro Araki, um jogador de futebol.

  • Asano

Este sonoro sobrenome quer dizer “planície rasa”.

  • Fukuda 

Bonito sobrenome que traz o significado de “arrozal da sorte”.

Yasuo Fukuda é um ex-Primeiro Ministro do Japão, assim como Takeo Fukuda.

  • Hasegawa 

É muito provável que seu significado seja “longo rio que corre o vale”.

Kenta Hasegawa é um ex-jogador de futebol, atualmente desempenhando a atividade de treinador. É, também, o sobrenome da jogadora de futebol Yui Hasegawa.

  • Hayakawa 

Este sobrenome, que é também é o nome de uma cidade no Japão, significa “rio rápido”.

  • Hayashi 

Possui certo destaque por ter havido um clã assim chamado. Significa “bosque”, “floresta”.

  • Honma 

Não dispomos de informações muito precisas sobre seu significado. A província do Sado chegou a ser governada por um clã como esse nome, sendo essa sua possível origem como sobrenome.

  • Hori 

Para muitos, o significado deste sobrenome pode ser bem estranho: “fosso”.

  • Hoshino 

É um sonoro sobrenome cujo significado traz bastante beleza: “campo de estrelas”.

Kazuyoshi Hoshino foi um piloto de Fórmula 1.

  • Ishii

Não há um consenso sobre seu significado, havendo quem o entenda como “poço de pedra” e quem o entenda como “pessoa que mora em lugar rochoso”.

  • Ishikawa

Quer dizer “rio pedregoso”.

  • Kawakami 

Carrega o significado de “acima do rio”.

Esse é o sobrenome da escritora Hiromi Kawakami. Já Jinichi Kawakami é considerado um dos últimos ninjas vivos.

  • Kondou 

O seu significado é “próximo da glicínia”.

  • Kurosawa 

É geralmente entendido como “pântano negro”, já que os kanjis envolvidos nesse sobrenome são kuro, que significa “preto”, e sawa, que significa “pântano”.

É o sobrenome de Akira Kurosawa, considerado um dos 12 mais importantes diretores cinematográficos, tendo inclusive exercido influência em diversos cineastas contemporâneos.

  • Maruyama

Possui o significado de “montanha redonda”.

É o sobrenome do judoca Joshiro Maruyama e do autor Kugane Maruyama.

  • Masuda

É um sobrenome cujo significado é “plantação ampliada”.

Toshiki Masuda é um ator com este sobrenome.

  • Matsuo

O significado deste sobrenome é dado como “cauda do pinheiro”, formado por matsu (“pinheiro”) e o (podendo significar “cauda”, “rabo”).

  • Matsuoka

O significado deste sobrenome é “colina de pinheiros”.

Yosuke Matsuoka foi um diplomata durante a Segunda Guerra Mundial com este sobrenome.

  • Miura 

Tem como significado “três bacias”.

Além de ser o nome de uma cidade, é o sobrenome do jogador de futebol Kazuyoshi Miura.

  • Miyamoto 

Seu significado é “origem do tempo”.

  • Mizushima 

É um bonito sobrenome cujo significado a ele relacionado é “ilha de água”. É formado pelos vocábulos mizu (“água”) e shima (“ilha’).

Musashi Mizushima, atualmente aposentado, foi um jogador de futebol.

  • Mori

É um dos sobrenomes cujo destaque deve-se à existência de clã: sua fama está ligada à existência de duas linhagens de clãs residentes no Japão, uma delas constituída por samurais no século XIII. Seu significado é “bosque”.

Yoshiro Mori é um ex-Primeiro Ministro japonês.

  • Morita

É um sobrenome que significa “plantação no bosque”.

Aiko Morita é o empresário que fundou a empresa Sony Company.

  • Nakayama

Tem o significado de “dentro da montanha”.

Masatoshi Nakayama foi um praticante de artes marciais, considerado um dos mais influentes mestres do Karate Shotokan. Satsuki Nakayama é um ator e modelo.

  • Nishimura

Este sobrenome tem o significado de “povoado do oeste”.

É o sobrenome do jogador de futebol Takuma Nishimura.

  • Ogawa 

Quer dizer “rio pequeno”.

  • Ono 

Este sobrenome não deve ser estranho a muitas pessoas, principalmente àquelas fãs da banda The Beatles, já que o integrante John Lennon casou-se com a artista plástica e cantora (dentre outras atividades) Yoko Ono.

É um sobrenome que signfiica “campo pequeno”, sendo o “pequeno” e no, “campo”.

  • Oota 

Não é um sobrenome muito comum, mas possui sonoridade muito agradável, tornando-o bem bonito.

Formado por oo (“fértil”) e ta (“arrozal”, plantação”), seu significado costuma ser indicado como “arrozal fértil”, “fertilidade na plantação”. É bem provável que tenha surgido para designar famílias japonesas ligadas a esse tipo de plantação.

  • Oshiro 

Este sobrenome quer dizer “castelo grande”, formado por o (“grande”) e shiro (“castelo”).

É o sobrenome de Gakuto Oshiro, mais conhecido como Gackt, um músico, ator e produtor de grande fama no Japão.

  • Shotoku 

É um sobrenome que se refere a Taishi Shotoku, um dos principais imperadores e líderes do Japão, assim sendo considerado sobrenome bastante nobre.

Seu significado é “benevolência sagrada”, “santo ensinamento”, sendo formado pelos kanjis sho (“sagrado”, “santo”) e toku (“benevolência”, “ensinamento”).

  • Shibata 

Seu significado é “plantação com gravetos”.

  • Sugiyama

Este sobrenome apresenta o significado de “montanha de cedro”.

É o sobrenome do compositor Koichi Sugiyama e da ex-jogadora olímpica de voleibol Kayoo Sugiyama.

  • Takagi 

Significa “árvore alta”.

  • Wada 

Possui o significado de “plantação harmoniosa”.

Koji Wada foi um cantor especialmente conhecido por seu trabalho com o anime Digimon.

  • Yamashita 

Quer dizer “embaixo da montanha”.

Tomoyuki Yamashita foi um importante general, famoso pela conquista de Malásia e de Singapura.

  • Yano

É um sobrenome que traz o significado de “oitavo campo”.

Esse é o sobrenome do jogador de futebol Kisho Yano.

  • Yokota 

Significa “arrozal ao lado”.

  • Yokoyama 

Quer dizer “ao lado da montanha”. É, ainda, o nome de uma cidade ao sul de Tóquio.

  • Yukimura 

É comum encontrar tal sobrenome visto como nobre e elegante, pois relacionado a Sanada Yukimura, famoso guerreiro samurai do período Sengoku.

Significa “vila nevada”, formado a partir de yuki (“neve”) e mura (“vila”, “cidade”).

Sobrenomes Japoneses diferentes


sobrenomes-japoneses-diferentes

  • Akasofu

Com o peculiar significado de “avô vermelho”, este é considerado um sobrenome bem raro, pois não é comum que haja sobre nomes fazendo referência a pessoas, principalmente citando alguma cor.

  • Aburaya 

É um sobrenome bem raro formado por abura (“óleo”) e ya (“vale”), significando “vale de óleo”.

O maratonista Shigeru Aburaya tem esse sobrenome. 

  • Achikita 

Formado pelos kanjis acho (“distante”, “remoto”) e kita (“norte”), entende-se que significado é “lugar distante do norte”.

  • Agatsuma 

É um pouco difícil precisar ou significado deste sobrenome formado por aga, que significa “acima” e por tsuma, que significa “esposa”.

Hiromitsu Agatsuma é um músico com este sobrenome peculiar.  

  • Aykio 

Trata-se de um raro sobrenome formado pela união dos kanjis ai (“amor”, “afeto”) e kyo (“respeito”), levando-nos a entender seu significado como “amor respeitoso”, “respeito afetuoso”.

  • Botan 

Significa “peônia”.

  • Chiba 

Seu significado é “mil folhas”. Existe uma cidade japonesa com esse nome.

  • Dango 

Significa “bolinho de mochi”, bolinho de arroz que é muito tradicional na culinária japonesa, sendo consumido principalmente em ocasiões especiais como nascimentos, casamentos e no Ano Novo.

  • Gogatsu 

É, literalmente, como é chamado o mês de maio na cultura japonesa.

  • Higasa 

Possui um significado bem inusitado: “guarda-sol”.

  • Hime 

Seu significado é “princesa”.

  • Hinode 

O significado deste sobrenome é “nascer do Sol”.

Algumas pessoas ampliam o seu sentido, dizendo que é “o primeiro raio de Sol do primeiro dia do ano”, momento em que as famílias se reúnem para agradecer pelo ano que se foi e fazer bons votos de saúde, paz e prosperidade para o ano que virá. É também o nome de uma cidade.

  • Hirawa 

Diz-se que seu significado é “planície de harmonia”.

  • Hiroshima 

A palavra em si não costuma causar estranhamentos, tendo a cidade de Hiroshima ficado, infelizmente, famosa por ter sido bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.

Acredita-se que após esse triste episódio esse nome tenha passado a ser utilizado como sobrenome. De todo modo, é extremamente raro.

Seu significado é entendido como “ilha larga”, “ilha próspera”, formado por hiro (“amplo”, “generalizado”, “próspero”) e por shima (“ilha”).

  • Ichibangase

É um sobrenome cujo significado pode ser “primeira cachoeira” ou “primeiro cardume”.

  • Iekami 

Sem dúvida, é um raro sobrenome com um bonito significado: “casa de deus”.

  • Ikari

É um sobrenome bem raro e que tem seu significado variado de acordo com o kanji utilizado, geralmente entendido como “raiva” ou “ancora”.

  • Iwasaki

Quer dizer “extremidade do rochedo”.

Yataro Iwasaki foi o industrial japonês responsável pela criação da empresa Mitsubishi.

  • Jinja

Trata-se de um sobrenome bastante raro. Seu significado é “santuário xintoísta”, sendo essa a palavra empregada para designar esses espaços. Por extensão, seu significado pode ser “lugar dos deuses”.

  • Kai 

Este sobrenome, também nome de uma cidade, possui “concha”, “marisco” como significado.

  • Kajiyashiki 

Seu significado é “mansão do ferreiro”.

  • Ikuchi

Este sobrenome quer dizer “terra do crisântemo”.

Existe uma lenda na cultura japonesa, Ikuchi, a serpente de óleo nos mares do Japão, habitante da fronteira entre o céu e as águas. De acordo com a lenda, tem o formato semelhante ao de um peixe e aparece em mar aberto.

  • Kinoshita 

Possui o significado de “debaixo da arvore”.

  • Kon 

Quer dizer “raiz”.

  • Kubo 

Possui um significado peculiar: “terreno em desnível”.

O jogador de futebol Takefusa Kubo tem esse sobrenome.

  • Kyoto

É mais conhecido por ser o nome da cidade que antigamente foi a capital do Japão. É famoso, ainda, pelo Protocolo de Kyoto, um tratado internacional assinado em 1997 por vários países na intenção de reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Embora faltem informações muito precisas sobre o seu significado, é bem provável que signifique “cidade capital”. É um sobrenome bastante raro.

  • Matsui 

Possui o significado de “poço do pinheiro”.

A atriz Rena Matsui e a cantora Jurina Matsui têm tal sobrenome.

  • Matsuno

Sobrenome cujo significado é “campo de pinheiros”, no qual identificamos os kanjis matsu(“pinheiro”) e no (“campo”, “deserto”).

Yasumi Matsuno é um designer de jogos de video game.

  • Mikan 

Trata-se de uma tangerina japonesa, muito comum no outono. Daí ser esse um sobrenome bem diferente.

  • Mizoroge

É, sem dúvida, um sobrenome bastante diferente e que embora sem muitas explicações possíveis para seu significado, surge frequentemente relacionado a bodisatva, como se chama o sujeito prestes a se tornar um buda.

No anime Naruto, encontramos o personagem ficcional Zenetsu Mizoroge.

  • Momo 

Pode significar “cem centenas” ou “fruta”, a depender do kanji utilizado.

  • Myoga 

É um ingrediente utilizado na culinária japonesa, espécie de gengibre japonês.

  • Nishikawa 

É dito que seu significado é “rio do oeste”.

Shusaku Nishikawa e Jun Nishikawa são jogadores de futebol.

  • Nomura

Tem o significado de “vilarejo do campo“.

Na época do ataque a Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial, Kichisaburo Nomura era embaixador do Japão nos Estados Unidos.

  • Nosaku 

É, sem dúvida, um sobrenome bem diferente cujo significado é “produtos agrícolas”.

  • Sakurai 

Embora este sobrenome não seja muito comum, você provavelmente conhece o nome japonês Sakura, cujo significado é “flor de cerejeira”. Já o sobrenome Sakurai, sendo inclusive o nome de uma cidade japonesa, quer dizer “poço da cerejeira”.

  • Sano

Este sobrenome, que também é o nome de uma cidade, significa “pequeno campo”.

  • Senju 

É um sobrenome ligado à profissão, tendo o significado de “professor”.

Akira Senju é um premiado compositor e maestro. Seu trabalho inclui trilhas sonoras para animes e filmes.

  • Senno

É bastante raro e a sua origem está no kanji senno, significando “mil”.

  • Shio 

É um pouco difícil precisar o seu significado, pois embora originalmente não remeta à “sal”, é escrito e pronunciado da mesma forma que sal de mesa.

  • Sugimoto 

Trata-se de um nome que exemplifica o fato de ser possível encontrar sobrenomes japoneses fazendo referência a árvores. Seu significado é “origem do cedro” e esse é o sobrenome do jogador de futebol Kenyu Sugimoto.

  • Suisha 

Quer dizer “moinho”, “roda d’água”.

  • Taguchi

O seu significado é “entrada para o arrozal”, composto por ta (“arrozal”) e guchi (“boca”, “entrada”).

Também é o sobrenome de um jogador de futebol, Taishi Taguchi.

  • Taue

É um sobrenome cujo significado é “plantio de arroz”.

  • Tokei

Este sobrenome tem um significado bem diferente: “relógio”.

  • Toyosaki 

Não é um sobrenome muito fácil de ser encontrado. Formado pelos kanjis toyo (“abundante”, “exuberante”) e saki (“cabo”, “península”), significa “península abundante”, “península rica” ou mesmo “cabo exuberante”. Acredita-se que possa ter surgido em pequenas vilas japonesas.

  • Yasuda 

Tem o significado de “arrozal barato”.

  • Wamuro 

Sobrenome cujo significado é “quarto harmonioso”.

Considerações Finais


Será que o seu sobrenome apareceu na nossa lista? Ou o de alguém que você conhece? Compartilhe conosco se algum desses sobrenomes já era conhecido por você.

E caso você conheça algum sobrenome da nossa lista, mas com outro significado, conte para nós também! Adoramos essas curiosidades.

E já que você está por aqui, queremos convidar você para acessar nossos outros materiais. Existem vários conteúdos muito interessantes a respeito de nomes e de sobrenomes de diversas culturas. Convite feito, aguardamos você por aqui mais vezes.


Todo nosso conteúdo é feito especialmente para que nossos leitores possam transmitir sentimentos de amor, felicidade, carinho e gratidão para aquelas pessoas que amam.

Portanto, esperamos que nosso material com Sobrenomes Japoneses possa ter atendido suas expectativas.

Se puder nos ajudar, compartilhe nosso site com seus amigos e familiares via Facebook, WhatsApp, Stories, Instagram, Status, Tumblr, Pinterest ou qualquer outra Rede Social.

A equipe do “megafrases.com.br” agradece a sua visita a esta página e te convida a retornar outras vezes para conferir nossas lindas mensagens e imagens…

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.